União repõe médicos para atender na cidade

Lajeado

União repõe médicos para atender na cidade

Três clínicos começam a atuar nesta semana

Lajeado

O Ministério da Saúde confirma três especialistas para o Programa Mais Médicos (PMM) do governo federal. Os profissionais chegaram na semana passada e já iniciaram alguns atendimentos para conhecer as rotinas das unidades básicas do município. Temporariamente, eles reforçam as equipes dos postos do Jardim do Cedro, Santo Antônio e Montanha.

De acordo com o secretário de Saúde (Sesa), Glademir Schwingel, a vinda dos três profissionais “resolve a falta que vinha desde fim de abril”. “Eles já chegaram e estão se instalando. Começam a atender durante a semana. Estão acompanhando outros médicos para conhecer as rotinas”, avisa. São duas médicas e um médico.

Após o período temporário nos três bairros, um dos profissionais será designado para o posto de saúde de São Bento, onde a médica anterior pediu demissão e se mudou para a Itália. “Os outros dois nós vamos fazer um remanejo no devido tempo”, informa o secretário.

Com a confirmação dos novos profissionais da área da saúde, Schwingel garante que o déficit gerado desde abril, quando três médicos cubanos foram desligados do quadro de funcionários atuantes em Lajeado, será sanado.

Cinco meses de espera

No dia 17 de maio, quase um mês após a saída de três médicos de Cuba, o MS anunciava ausência de prazo para repor os profissionais. Eles atuavam nos postos de saúde dos bairros Moinhos, Olarias e Santo André. Na época, Schwingel desabafou nas redes sociais queixando-se que a União informara, anteriormente, a substituição para o dia 20 de maio.

Desde então, os atendimentos para essas comunidades ficaram prejudicados. Dívidas da União e do governo estadual com o município agravaram o problema. “Depois foram protelando os prazos. Nesse tempo, tivemos que readequar os quadros e contratamos dois de forma terceirizado para suprir a demanda”, salienta Schwingel.

Agora, em todos os 14 postos de saúde, há pelo menos um médico para atender a comunidade dos respectivos bairros. Segundo o secretário, o município conta com 34 médicos terceirizados, 11 cedidos pelo PMM e um concursado. Além deles, 65 profissionais atendem, em horários distintos, na UPA.

Acompanhe
nossas
redes sociais