A Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) iniciou nesta semana as apresentações de trabalhos referentes ao Projeto Gentileza Gera Gentileza – Mude o mundo, comece por você. Pratique Gentileza. A proposta estimula crianças, adolescentes, professoras, educadoras sociais, oficineiros, direção, coordenação e funcionários a praticarem a gentileza de forma cotidiana.
Os trabalhos estão sendo realizados desde o início do ano nos três centros: Centro Lenira Maria Müller Klein, Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina e Centro Pedro Albino Müller. Ao todo, 22 projetos foram inscritos das turmas de Educação Infantil e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Eles são divididos nas áreas de arte/artesanato, cidadania, dança, hora do conto, jogral, música, paródia, poesia, teatro e vídeo. Nesta semana, o projeto encerra com a apresentação dos trabalhos.
A proposta é reconhecer como valor necessário para uma convivência social harmônica, refletindo e construindo o conceito da palavra gentileza. Propostas parecidas são realizadas pela entidade todos os anos. Outra ação ligada à iniciativa foi o Projeto Cultura de Paz.
A coordenadora pedagógica da Slan, Angelisa Klein, acredita que a partir desse novo projeto todas as ações e atividades realizadas na sala de aula podem ser unificadas. “O intuito da entidade não é motivar o espírito competitivo, mas sim que todos se envolvam com o tema, praticando a gentileza”.
O projeto continua até o fim do ano. Ontem o Centro Pedro Albino Müller foi avaliado. De acordo com o cronograma, as próximas avaliações ocorrem amanhã no Centro Nora Oderich. No Centro Lenira Maria Müller Klein, na sexta-feira, 16.
Avaliações
Na avaliação dos projetos, foram considerados os itens: coerência do tema, criatividade, originalidade e organização, todos valendo 10 pontos. A comissão da avaliação é composta por um integrante da diretoria, um pai ou responsável, uma coordenadora administrativa e um membro da empresa Docile, apoiadora do projeto.
Todos os participantes recebem prêmios, mas as turmas vencedoras, as professoras, educadoras sociais e oficineiros ganham prêmios surpresa.