A construção da Escola de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, no bairro Boa Vista, resolve dois problemas. Primeiro um colégio novo. Em paralelo, permite que os moradores regularizem terrenos. A proposta é possível devido à desapropriação de uma área de terra próxima à ERS-419.
Hoje a instituição de ensino funciona em prédio cedido pela Igreja Evangélica Betânia. Atende 48 alunos nos 180 metros quadrados. O projeto estipula investimento de R$ 726 mil, com 621,2 metros quadrados. Serão três salas de aula, ambiente para informática, sanitários, área coberta, refeitório, cozinha, lavanderia e sala administrativa.
Para colocar em prática o planejamento e atender a crescente demanda de vagas, o Executivo desapropriou dois hectares de terra próximos à igreja. A nova localização fica na área central bairro. A escola atenderá alunos residentes no interior.
A iniciativa também beneficiará os moradores do Loteamento Lindemann onde os proprietários não têm escritura. Com a iniciativa, será possível liberar os documentos e agregar renda ao orçamento municipal.
A regularização fundiária garantirá retorno por meio do IPTU e também da emissão de guias de Imposto sobre Transição de Bens Imóveis (ITBI) em processos de compra e venda.
Além de se tornar objeto de imposto, permitirá projeção de investimentos na mobilidade urbana, agregando valor à localidade e proporcionando desenvolvimento. “A partir do exercício da regularização até podemos ter uma previsão de pavimentação na principal, até a escola”, diz o secretário do Planejamento, Rudimar Büneker.
[bloco 1]
Investimento motiva comércio
Deivid Kosloski, 26, é auxiliar administrativo em uma padaria a poucos metros da nova escola. Os proprietários assumiram o ponto faz um ano e o objetivo era usufruir das perspectivas de crescimento. Com a construção da escola, modificaram a fachada e reorganizaram o interior do estabelecimento. Móveis sob medidas foram instalados para acompanhar o desenvolvimento.
Incrementaram os produtos convencionais e também apresentaram novidades. “A construção dessa escola será a melhor coisa que farão. Em breve podemos ter um calçamento ou asfalto na lateral. Sempre que abrimos um negócio, pensamos no crescimento e percebemos que Boa Vista desenvolverá mais ainda.”
A regularização dos terrenos também representa garantia aos moradores. Com os documentos em dia, podem fazer ampliações nas residências, acessando financiamentos públicos e privados.