Antes da solenidade de abertura da 7ª Feira do Livro, ontem à noite, moradores e comunidade escolar já movimentavam a Soges. Ao todo são esperadas mais de 20 mil pessoas nos três dias de programação.
Hoje de manhã, o patrono da feira Eduardo Shinyashiki é uma das atrações. Ele ministra a palestra “A Arte de Conviver e Aprender”. Escritores como Tânia Martinelli, André Neves e Gláucia de Souza também são esperados. Os visitantes podem conferir os livros ofertados por cinco livrarias entre às 8h30min e às 21h30min.
A programação, segundo a professora de Língua Portuguesa Isabel Bregolin, é uma possibilidade de aproximar os estudantes da literatura. Estudantes da escola Arnaldo José Diel, de Linha Lenz, fizeram trabalhos sobre obras dos escritores presentes no evento.
Segundo Isabel, com as resenhas críticas feitas pelos estudantes, foi possível estimular ainda o raciocínio e a produção escrita. Uma cópia ilustrada do material chegou a ser entregue à escritora Tânia. Ao todo, 17 estudantes com idades entre 14 e 16 anos participaram da iniciativa.
Apoio de casa
O gosto de Sabrina Paz, 17, e da amiga Milena Procath, 17, pelos livros trouxe Maria Paz, 34, à Feira do Livro logo no primeiro dia. Para ela, a diversidade de obras lidas pelas adolescentes será benéfica para a formação e desenvolvimento das jovens.
De acordo com Maria, o hábito da filha mais velha é importante na educação dos irmãos mais novos, que seguem o gosto pelos livros. “É algo que ela gosta e sempre consegue um tempo para fazer.”
O enriquecimento de vocabulário e cultura são indicados por Sabrina como os principais benefícios da leitura. Assim como Milena, prefere os livros em papel em relação às mídias digitais.
Como forma de disseminar o hábito entre jovens da mesma faixa etária, elas tentaram organizar um seminário de leitura. Apesar do esforço, a iniciativa precisou ser cancelada por falta de adesões.