Com paisagens privilegiadas em meio ao relevo montanhoso, o turismo é considerado uma das alternativas para promover o desenvolvimento. Os candidatos acreditam que, por meio desse setor, é possível expandir a agricultura e estagnar o êxodo rural.
Na disputa, o atual prefeito Elir Sartori (PMDB) e o vice Paulinho Aroldi (PT) buscam a reeleição. A aliança conta com o apoio de quatro partidos (PMDB, PSDB, PT e PSB).
Moacyr Rodrigues (PDT) e a vice Dolores Kunzler (PP) compõem a coligação de oposição.
Elir Sartori (PMDB)
É o atual prefeito e tem 73 anos. Ele é natural de Lajeado.
Moacyr Rodrigues (PDT)
É aposentado e tem 60 anos. Ele é natural de Sério.
Sério tem uma alta taxa de evasão escolar. O analfabetismo supera os 11%. O que fará para reduzir esses números?
Elir Sartori (PMDB) – A educação precisa se reformular na base por meio de um trabalho institucional. Iniciamos, neste governo, uma série de atividades pontuais, como oficinas e trabalhos diferenciados. Uma das metas será ofertar oficinas voltadas ao empreendedorismo rural. Quanto ao analfabetismo, dentro das possibilidades, pensamos em promover um programa para esse público.
Moacyr Rodrigues (PDT) – Pretendo dialogar com os professores e analisar o que causou essa taxa de evasão e reprovação. Quanto ao analfabetismo, boa parte é de pessoas idosas e, no passado, por residir em locais de difícil acesso e trabalhar no meio rural, não estudaram.
Município tem um dos Índices de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) mais baixos do Vale. Quais medidas devem ser adotadas para elevar esses números?
Sartori (PMDB) – Um dos aspectos que contribui para este índice é o êxodo rural, em especial dos jovens que são a principal força produtiva. Há casos de famílias em que a única fonte de renda são os benefícios da Previdência Social. Vamos oferecer políticas de incentivo para o desenvolvimento do setor primário. O desafio de todos os pequenos municípios é a criação de alternativas.
Rodrigues (PDT) – Existem duas oportunidades. A primeira delas a partir da conclusão do acesso asfáltico. Isso contribuirá para atrair empresas. Na agricultura, vamos buscar empreendimentos ligados à produção de embutidos e conservas. Esses dois segmentos contribuirão para promover a diversificação. Vamos incentivar o aumento da produtividade da produção de suínos, aves e leite.
Setor primário movimenta a economia local. De que forma é possível expandir agricultura, atrair e diversificar investimentos?
Sartori (PMDB) – As agroindústrias podem impulsionar o setor. Mas algumas esbarram na legislação e nos custos para licenciar e viabilizar a comercialização. Existe uma tendência a consumir produtos coloniais e sem agrotóxicos. A manutenção dos incentivos para avicultura, suinocultura e leiteiro é importante para expandir o setor primário.
Rodrigues (PDT) – Investimentos precisam ser bem planejados. Hoje, existe uma lei que incentiva a construção de aviários e chiqueirões por meio de auxílio financeiro, mas não tem sido ofertado pela falta de recursos. Vamos retomar esse estímulo aos produtores. Os jovens serão incentivados a permanecer no campo.
Município tem potencial turístico. Ele está sendo explorado de forma adequada? Como impulsionar esse segmento?
Sartori (PMDB) – O turismo não vai ser promovido de forma milagrosa e imediatista. A área requer planejamento. Município tem atuado na formação da comunidade e ofertou cursos aos condutores. Ainda carecemos de infraestrutura como sinalização, até espaços para alimentação. O turismo pode impulsionar o empreendedorismo rural, por meio da criação de uma rede de agroindústrias e do turismo ecológico.
Rodrigues (PDT) – Apoiaremos o turismo com planejamento. É necessário investir em infraestrutura e alimentação. Há vários locais lindos como castas e matas, mas a preocupação é ofertar bons espaços para os turistas se hospedarem. A conclusão do acesso asfáltico contribuirá para que o segmento seja impulsionado e ao mesmo tempo contribuirá para a elevação do orçamento do município.