O juiz eleitoral da comarca, Luís Antônio de Abreu Johnson, decidiu censurar outra vez parte do conteúdo do blog “Clic Lajeado”, de autoria do empresário lajeadense, Gilberto Gomes de Vargas. Assim como fizera em agosto, o magistrado atende a uma representação apresentada por membros da coligação Lajeado no Rumo Certo, encabeçada pelos partidos PT e PTB.
De acordo com a decisão judicial, Vargas foi intimado a suspender o conteúdo do site por 24 horas. Além disso, precisa retirar imediatamente do ar – sob pena de multa diária de R$ 1 mil – três postagens intituladas “Chama um homem para matar a cobra,” “Prefeito falastrão” e “O prefeito Schmidt desiste, Juliano Heisler será o novo prefeito de Lajeado a partir desta semana”.
O autor do blog pode responder por “delito de desobediência à determinação da Justiça Eleitoral” caso mantenha as postagens consideradas “inverídicas” pelo juiz. O pedido de liminar solicitava a suspensão do blog até dia 2 de outubro. Johnson atendeu parcialmente. Além de Vargas, o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda também foi notificado para cessar a divulgação.
Johnson encaminhou os autos ao representante do Ministério Público Eleitoral, para apurar eventual prática de crime eleitoral. O juiz já havia exigido, em 26 de agosto, a retirada de uma outra postagem do blog que citava suposta ameaça sofrida pelo prefeito de Lajeado em visita ao bairro Santo Antônio. Vargas foi procurado ontem, mas não atendeu à reportagem.