Entidades empresariais realizam nesta semana uma série de sabatinas com os candidatos a prefeito de Lajeado, Encantado e Teutônia. Na maior cidade do Vale, as rodadas de perguntas e respostas começam hoje, na Acil.
Em Lajeado, os eventos organizados por um grupo de 13 associações de classe iniciam com a sabatina dos candidatos Marcelo Caumo e Glaucia Schumacher, da coligação Juntos Podemos (PP/ PMN/PSDB/PSD).
Amanhã será a vez dos candidatos da coligação Um Novo Caminho Seguro para Lajeado (PMDB/PDT/REDE/PPS/DEM), Márcia Scherer e Renato Worm. Na quinta-feira, Luís Fernando Schmidt e Vilson Jacques Filho, da coligação Lajeado no Rumo Certo (PT/PTB/PSC/PR/PSB/PPL/PV/PC do B), respondem aos questionamentos.
As sabatinas começam às 8h e são fechadas para o público. Cada entidade pode levar de três a cinco diretores. É permitida a presença de, no máximo, cinco assessores das coligações, mas eles não podem se manifestar durante o evento.
Os candidatos terão 20 minutos para apresentar seus planos de governo e responder a pergunta comum apresentada durante reunião com a equipe da Agenda 2020, no dia 31 de agosto. “Quais são os projetos específicos para melhorar a eficiência do serviço público municipal nas áreas de interesse da comunidade, gerando qualidade de vida para toda a população?”
Após, cada entidade fará um questionamento e os candidatos terão quatro minutos para responder. Os postulantes terão ainda cinco minutos para fazer as considerações finais.
Para o presidente da CDL, Heinz Rockenbach, as sabatinas são importantes para que as entidades possam interagir com os candidatos e avaliar os projetos propostos pelas coligações. “Vamos cobrar posicionamentos, mas também nos propomos a contribuir com a construção dos planos de governo.”
Presidente do Sindilojas, Giraldo Sandri avalia que a união entre todas as entidades pode resultar em boas propostas para a cidade. Segundo ele, além de expressar os interesses de seus associados, as associações participantes levam aos encontros conhecimentos e dados técnicos capazes de contribuir com o próximo governo municipal.
[bloco 1]
Almoço com candidatos
Em Teutônia, a Câmara de Industria e Comércio (CIC) promove uma série de almoços empresariais com os candidatos a prefeito. A abertura ocorreu no dia 1º, quando Evandro Biondo e Mariane Elise Scherer, da coligação Juntos por Teutônia (PMDB/PP/PPS/PT do B), expuseram as propostas de governo aos associados da entidade.
Amanhã, 14, será a vez dos candidatos Jonathan Broenstrup e Valdir Oliveira do Amaral, da coligação Por uma Teutônia Melhor (PSDB/PRB/DEM/PSB/PSD). A chapa composta por Celso Aloísio Forneck e Sandra Anete, da coligação Teutônia Somos Todos Nós (PDT/ PT/PTB), participa do evento no dia 27.
A ordem dos candidatos foi sorteada no fim de agosto. Na ocasião a CIC Teutônia entregou aos postulantes uma lista com 16 demandas para incrementar a indústria e o comércio do município.
Entre as medidas sugeridas, estão o incremento à lei de incentivo às empresas, a decoração municipal em épocas como Páscoa e Natal e a reinstalação da Secretaria de Indústria e Comércio.
A CIC exige ainda investimentos no distrito industrial, implementação do sistema de videomonitoramento, fomento a escolas técnicas e parceria na realização de eventos.
As reuniões iniciam às 11h45min, no auditório 3 da CIC, e têm lotação máxima de 160 pessoas. Associados da entidade pagam R$ 39. O valor para os demais interessados é de R$ 49. Inscrições podem ser realizadas pelo 3762-1233 ou comercial@cicteutonia.com.br.