Ciclone traz chuva intensa e ventos fortes

Vale do Taquari

Ciclone traz chuva intensa e ventos fortes

Rajadas podem atingir os 100 km/h. Após precipitações, temperaturas ficam amenas

Ciclone traz chuva intensa e ventos fortes
Vale do Taquari

Um ciclone extratropical atinge a região hoje. Provoca chuvas ocasionalmente intensas, com risco de temporais isolados, com raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. “Isoladamente podemos registrar estragos estruturais”, prevê Carolina Heinen, auxiliar técnica do Centro de Informações Meteorológicas da Univates.

As temperaturas registram queda e ficam amenas na maioria das cidades. A mínima será de 13ºC e a máxima alcança 24ºC. O volume de chuva varia entre 20 e 35mm. Uma frente fria atua sobre o território gaúcho. Conforme Carolina, o dia será de nebulosidade e pancadas de chuva, que podem ser ocasionalmente fortes.

Permanece a chance de temporais isolados, com ventos fortes. Mesmo com essas condições, intervalos de melhoria não são descartados, principalmente à tarde.

Segundo Luiz Fernando Nachtigall, meteorologista da Metsul, o vento norte seco e quente pode ser intenso, até acima de 100 km/h, no começo do dia de hoje em várias regiões do estado.

O alerta é feito com base na análise do pacote de modelos numéricos que um ciclone extratropical deverá se formar hoje sobre o Atlântico Sul, a Leste da província de Buenos Aires, deslocando-se para norte/nordeste e intensificando-se até amanhã com pressão atmosférica mínima de até 970 hPa. Seu efeito mais grave será sentido na região do Rio da Prata e arredores.

São esperados danos estruturais, grande número de quedas de árvores e cortes de energia na região.

Amanhã o tempo melhora e o sol aparece acompanhado de nuvens. Permanece o alerta de ventos fortes e as temperaturas ficam amenas.

[bloco 1]

O que é um ciclone

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, o ciclone é uma formação que ocorre em função do aquecimento maior ou menor de uma superfície. A região quente ocasiona o centro de baixa pressão atmosférica, por isso, recebe o nome de centro ciclônico. Ou seja, é um vento que gira na superfície horária. “São fortes áreas de nuvens bastante carregadas, que provocam chuvas torrenciais e que giram no sentido dos ponteiros do relógio (horário) em torno de um centro pressão atmosférica muito baixa”, detalha.

Os ventos de um ciclone extratropical em geral não passam de 100 km/h. Se for muito forte, podem chegar a 120 km/h. O fator mais importante na formação de um ciclone é a temperatura da água. Regiões de água mais quente, por volta de 27Cº, são mais propícias à formação de ciclones. Como não existe esse “combustível” na terra firme, eles perdem a intensidade quando atingem o continente.

Saiba Mais

•Os tornados se formam em terra firme. Duram, no máximo, uma hora

•Os ciclones se formam nos oceanos e podem durar até uma semana. Umidade e calor são fundamentais para sua formação

•Aos eventos que ocorrem no Oceano Atlântico damos o nome de furacão

•Os que se formam no Oceano Pacífico são chamados de tufão

Acompanhe
nossas
redes sociais