Candidatos priorizam o desenvolvimento econômico

Poço das Antas

Candidatos priorizam o desenvolvimento econômico

Ampliar a receita municipal e garantir trabalho e renda são metas dos postulantes à prefeitura. Isso deve ser feito, segundo eles, por meio da atração de novos empreendimentos no setor industrial e na qualificação do setor primário. A promoção do…

Candidatos priorizam o desenvolvimento econômico
Vale do Taquari

Ampliar a receita municipal e garantir trabalho e renda são metas dos postulantes à prefeitura. Isso deve ser feito, segundo eles, por meio da atração de novos empreendimentos no setor industrial e na qualificação do setor primário. A promoção do turismo é outro caminho que sinaliza para a possibilidade de geração de emprego e renda.

Ricardo Flach (PP) e o vice Laércio Klein (PSDB) fazem parte da aliança formada por cinco partidos – PP, PSDB, PTB, PT e PSB. Vania Brackmann (PDT) e o vice Laurentino Flach (PMDB) compõem a segunda coligação.

Grafico Eleições 2016Vania Brackmann (PDT)

É professora e tem 47 anos. Ela é natural de Estrela

Laércio Klein (PSDB)

É servidor público e tem 49 anos. Ele é natural de Poço das Antas. O candidato a prefeito Ricardo Flach abriu mão da entrevista e preferiu que o vice respondesse.

Setor primário é a base da economia do município. Quais ações são necessárias para fortalecer a área?

Vania Brackmann (PDT) – É nossa maior fonte de retorno. O trabalho feito hoje será mantido. Devemos pensar em atuar com outras alternativas de produção onde os produtores não precisem investir tanto como ocorre nos sistemas de integração de suinocultura e avicultura. A fruticultura e horticultura devem ser exploradas. Vamos oferecer incentivos para aquisição de mudas e na busca de tecnologias para produzir. Trabalharemos na formação e qualificação de grupos de produtores. Buscaremos mercado para esse segmento. Para nós, a feira do produtor deve ser fortalecida.

Laércio Klein (PSDB) – Em primeiro lugar, reestruturar a Secretaria de Agricultura. Hoje a pasta não conta com secretário. Fazer parceria entre agricultura e obras. As duas devem estar em sintonia para trabalhar no interior. O Parque de Máquinas precisa ser reestruturado. Máquinas novas serão compradas.

O bônus agrícola precisa ser revisto. Agricultores reclamam que o recurso é baixo. Devemos adaptar, implantando um valor mínimo, jamais tirando de quem tem um grande retorno. Os pequenos têm dificuldades e devemos aumentar o bônus dessas pessoas.

O frigorífico de suínos da Cooperativa Languiru é a principal indústria da cidade. Qual a proposta para atrair outras empresas?

Vania (PDT) – O frigorífico representa muito para o município, mas algumas pessoas não se adaptam ao serviço. Vou iniciar uma revisão na área industrial. Precisamos adquirir uma área de terra próximo da sede da cidade, dividi-lo em pequenos lotes e disponibilizá-la para empreendedores que têm interesse em se instalar no local. O objetivo é fomentar empreendimentos para absorver a mão de obra feminina. Os proprietários da região próxima à área industrial não têm interesse em vender espaço ao poder público. Isso é um problema que precisamos resolver. Essa não será uma tarefa imediata, mas precisamos iniciar um planejamento.

Klein (PSDB) – Quando o Ricardo foi o prefeito, foram R$ 3 milhões em investimento em infraestrutura. A parceria da Languiru com o município resulta em bom retorno.

Precisamos buscar investimentos na área da indústria, para conseguir empresas de pequeno e médio porte para o centro ou localidades do interior onde tem bastante mão de obra. Será uma das prioridades na próxima administração. É preciso gerar empregos para absorver mão de obra feminina. O frigorífico completará cinco anos e teremos mais retorno. Mesmo assim, precisamos urgentemente de mais empresas para manter o emprego e gerar mais empregos. É bom para o comércio, lojas, restaurantes. Movimentará mais nossa cidade.

Município se destaca na Educação Infantil. Porém, mais de 60% da população não tem o Fundamental .Quais as propostas para reduzir esse índice?

Vania (PDT) – Precisamos criar um programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e oferecer transporte para as pessoas interessadas. É necessário fazer um trabalho de conscientização para estimular a adesão da parcela da população que está inserida nessa parcela. Antes de tudo, elas precisam ter interesse para o programa ser oferecido.

Klein (PSDB) – Município é pequeno, isso contribui na oferta de ensino de qualidade. Esses índices geram preocupação, porque as pessoas de mais idade não investiram tanto na formação. Precisamos pensar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para eles. Ofertaremos cursos profissionalizantes. Vamos estimular o ensino da língua alemã para jovens e crianças. Somos uma cidade típica germânica e temos que resgatar a língua.

Acompanhe
nossas
redes sociais