Adesão cresce e greve atinge 10 agências

Lajeado

Adesão cresce e greve atinge 10 agências

Em assembleia realizada ontem, categoria rejeitou nova proposta da Fenaban

Adesão cresce e greve atinge 10 agências
Vale do Taquari

Os funcionários do Banco do Brasil aderiram à greve nacional da categoria. A decisão ocorreu na manhã de ontem, durante assembleia na sede do Sindicato dos Bancários de Lajeado e Região.

Com a adesão do BB, o número de grevistas passou de 300. É quase a metade dos 730 bancários abrangidos na região do sindicato. Ao todo, dez agências foram atingidas pela paralisação, quatro delas de forma parcial.

Em uma das unidades parcialmente paralisadas, o Banrisul na avenida Benjamin Constant, os clientes que precisavam utilizar os caixas eram atendidos lentamente ontem. Longas filas foram registradas, uma vez que os funcionários permitiam o ingresso de apenas quatro clientes por vez, medida que gerou insatisfação.

Na agência da Caixa da rua Júlio de Castilhos, apenas casos urgentes, como o encaminhamento da prova de vida para o INSS, entregas de cartões e cadastros de senha foram realizados por funcionários. Cerca de cinco orientadores ajudavam os clientes a realizar operações nos terminais de autoatendimento.

Para o funcionário de outra instituição bancária da cidade, os caixas eletrônicos e os canais de autoatendimento por telefone ou internet reduzem os impactos da greve aos clientes. “O que prejudica mesmo é o fechamento de negócios. A queda na tomada de crédito durante a greve varia de 80% a 90%.”

De acordo com o presidente do Sindibancários, Edson Leidens, o investimento dos bancos em tecnologia prejudicou a categoria. Segundo ele, entre 2012 e 2015, 34 mil bancários foram demitidos no país.

“Esse enfoque em aplicativos e agências virtuais vai ocorrer de forma ainda mais intensa nos próximos anos”, avalia. Para Leidens, essa política terá como resultado um contingente de pessoas fora do mercado de trabalho e de consumo, travando ainda mais a economia.

Clientes podem utilizar terminais de autoatendimento e aplicativos de internet banking para acessar serviços bancários

Negociação parada

Ao todo, 54 bancários participaram da assembleia realizada ontem. Eles discutiram a nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que elevou de 6,5% para 7% o reajuste salarial oferecido. “A proposta ficou muito abaixo do esperado, o que resultou na intensificação da greve.”

Conforme Leidens, a Fenaban tentou compensar a oferta abaixo da inflação de 9,31% com um abono de R$ 3,3 mil. Mesmo assim, a categoria foi contra. “Passamos situação semelhante nos anos 90, e nos ofereceram abonos por oito anos seguidos. Com isso, nosso salário diminuiu 40% no período.”

Os trabalhadores pedem reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real e 9,31% de correção da inflação. De acordo com o presidente do sindicato, os pedidos estão dentro da capacidade de pagamento de instituições cujo lucro líquido bate recordes ano após ano.

Agências em Greve

Lajeado
Banco do Brasil
Banrisul (parcial)
Santander (parcial)
Caixa Econômica Federal
(parcial)

Estrela
Caixa Econômica Federal
Santander (parcial)
Teutônia
Banco do Brasil

Arroio do Meio
Banrisul

Bom Retiro do Sul
Banrisul

Imigrante
Banrisul

Cruzeiro do Sul
Caixa Econômica Federal

Acompanhe
nossas
redes sociais