Vale tem temperaturas próximas de 30ºC

Vale do Taquari

Vale tem temperaturas próximas de 30ºC

Calor chega no sábado. Temporais localizados e frio retornam na semana que vem

Vale tem temperaturas próximas de 30ºC
Vale do Taquari

Após dias seguidos de frio ao amanhecer, o sábado tem temperaturas amenas. Ao longo do dia, a sensação será de calor, com predomínio de sol em toda região. A máxima deve chegar a 27ºC. No domingo, o destaque também será o calor e o tempo seco e ensolarado. Algumas cidades terão temperaturas próximas de 30ºC. A previsão é que a mínima seja de 12ºC.

Segundo a coordenadora do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, Fabiane Gerhard, a instabilidade retorna ao Vale do Taquari entre a tarde de segunda e a madrugada de terça-feira. “A máxima pode chegar aos 30ºC. Não descartamos a possibilidade temporais localizados e chuva de granizo.”

A terça-feira será de instabilidade e o volume de chuva pode variar entre 15 e 50mm. Na quarta-feira, uma massa de ar seco atua sobre o estado e as temperaturas caem. A máxima chega a 18ºC. “Teremos tempo nublado com aberturas do sol ao longo do dia.”

[bloco 1]

Trigo entra em floração

Com boas condições de desenvolvimento, as lavouras de trigo no RS aguardam agora mais luminosidade e redução da umidade. A chuva e o tempo nublado das últimas semanas obrigaram os produtores a redobrar os cuidados com a cultura – aumentando as aplicações de fungicidas para controle de doenças.

Em torno de 43% das lavouras está em fase de floração de acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar. Com bom estado fitossanitário, a cultura inicia o enchimento de grãos e, se o clima contribuir nos próximos dias, poderá ser obtido um produto de boa qualidade, em contraponto com a última safra.

A cevada e a canola também apresentam boas condições, no entanto, a possibilidade de temporais acompanhados de ventos, granizo e até previsão de geada nas regiões mais altas preocupa os agricultores. “Se ocorrer geadas daqui para frente, haverá danos irreparáveis à lavoura da canola”, alerta Lino Moura, diretor técnico.

Acompanhe
nossas
redes sociais