Fórum debate impactos do  uso excessivo de agrotóxicos

Encantado

Fórum debate impactos do uso excessivo de agrotóxicos

Evento promovido pelo MP ocorre dia 21, no salão da prefeitura

Encantado

Os Ministérios Públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado (MP-RS) promovem audiência pública para tratar sobre os impactos do uso de agrotóxicos para a saúde, meio ambiente e o consumidor. O evento ocorre na quarta-feira, 21, às 13h. no Auditório Itália da prefeitura.

O evento incluirá debates e encaminhamentos entre a população e os representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, conselhos, universidades e movimentos sociais. Também haverá palestra com a professora da UPF, Mara Regina Calliari Martin, doutora em Ciências Farmacêuticas pela USP.

A reunião será gravada e, após o evento, será elaborada uma ata com as discussões e deliberações do evento. O material será publicado no portal do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

O evento é aberto à participação da comunidade. Entidades interessadas em fazer intervenções no evento devem se inscrever até o dia 19, pelo romuloalegetti@mpf.mp.br. Participam da audiência representantes dos 38 municípios da região.

Consumo preocupante

O Fórum Gaúcho de Combate ao uso de Agrotóxicos foi lançado em 2013 pelos MPs que atuam no estado. A organização surgiu diante da preocupação do Judiciário quanto ao alto consumo de defensivos agrícolas. O Brasil é o principal consumidor mundial de pesticidas.

Dados do Fórum mostram que os agrotóxicos considerados perigosos, classificados como classe 3, representam 76,6% dos defensivos consumidos no RS. Na média, cada habitante gaúcho consome 8,3 litros de defensivos por safra. A média brasileira é de 4,5 litros.

Programação

13h — Registro de presença e identificação.
13h30min — Abertura do evento.
13h45min — Palestra: Mara Regina Calliari Martin, doutora em Ciências Farmacêuticas pela USP, professora da Universidade de Passo Fundo.
14h15min — Atuação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.
14h45min — Palavra de representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, conselhos, universidades e movimentos sociais pré-inscritos.
15h45min — Palavra do público inscrito no decorrer do evento.
16h30min — Avaliação geral do evento, com informes acerca dos encaminhamentos, e encerramento.

Acompanhe
nossas
redes sociais