Estudantes protestam contra o presidente Temer neste domingo

Lajeado

Estudantes protestam contra o presidente Temer neste domingo

Ato integra mobilização nacional por novas eleições gerais no país

Estudantes protestam contra o presidente Temer neste domingo
Lajeado

As manifestações contrários ao governo de Michel Temer chegam ao Vale do Taquari. Neste domingo, 11, o Parque Theobaldo Dick recebe o primeiro protesto por novas eleições gerais da região.

O evento inicia às 15h30min. Até essa sexta-feira, 9, tinha mais de 190 confirmações no Facebook. Haverá uma caminhada, cujo trajeto será decidido em conjunto pelos participantes.

De acordo com uma das organizadoras, a estudante Agatha Chaves, a proposta é integrar a região nos atos de “Fora Temer” que tomam conta do país. “Faremos uma caminhada simples neste primeiro protesto, com faixas e cartazes em defesa da democracia e por novas eleições diretas.”

Conforme ela, o movimento repudia medidas conservadoras defendidas pelo governo, como a reforma que visa a retirar direitos históricos dos trabalhadores. O grupo classifica o impeachment como um golpe à democracia e defende novas eleições como a única maneira de pacificar o país.

Agatha afirma que a organização é composta por estudantes sem ligação com partidos políticos. Alguns dos organizadores participaram do movimento de jovens que tomou conta das ruas em julho de 2013. “O ato é aberto a todos os que estão descontentes com os rumos da política brasileira e a corrupção.”

De acordo com a estudante, a participação de partidos políticos, sindicatos e coletivos que compartilham do mesmo pensamento será aceita, desde que não ocorra propaganda eleitoral.“Muitos dos que protestaram contra Dilma são contra as decisões e as nomeações de investigados no novo governo. Também estão convidados a participar”, ressalta.

O coletivo em defesa dos direitos LGBTs de Lajeado e região emitiu nota de apoio ao protesto. No texto, o grupo afirma não reconhecer o novo governo, classificado como misógino e opressivo. Segundo os organizadores, moradores de Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado e Santa Cruz do Sul também integram o evento.

Movimento nacional

Os protestos contra o presidente Michel Temer iniciaram ao fim do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. No dia 31 de agosto, as manifestações tomaram conta das ruas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras sete capitais.

Desde então, os atos de “Fora Temer” ocorrem quase todos os dias em diferentes cidades. O maior deles foi promovido no domingo, 4, quando cem mil pessoas estiveram na avenida Paulista para pedir novas eleições gerais.

Também no dia 4, um grupo de estudantes e professores independentes realizou protesto em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. De acordo com os organizadores de Lajeado, o movimento na região vizinha serviu de inspiração para o evento no Vale do Taquari.

Novas manifestações

De acordo com a organização, a intenção do grupo é mobilizar o maior número de pessoas para realizar novas intervenções em um segundo momento. “Queremos reunir o pessoal com o mesmo propósito, unindo arte e debate, em uma forma diferente de protesto.”

A nova manifestação ocorre no dia 25, também no Parque dos Dick.

Acompanhe
nossas
redes sociais