Reportagem: Cássia Colla
Despertar o município para o potencial turístico é um dos desafios. Além disso, a viabilização das obras de infraestrutura, em especial no acesso que liga a cidade a Arroio do Meio, é uma demanda histórica.
Os candidatos pretendem fortalecer a agricultura, hoje impulsionada pela produção de frangos, leite e suínos. Entre as metas centrais, os pretendentes querem fazer uma administração voltada à qualidade de vida. Melhoria nos serviços de saúde e educação são aspectos essenciais. Ariberto Quinot (PMDB) e o vice Ildo Godoy (PTB) são os postulantes governistas. Ambos têm o apoio do PP. Na oposição, Genésio Hofstetter (PSB) e o vice Sérgio Nied (PT) compõem a aliança.
Ariberto Quinot (PMDB)
Natural de Arroio do Meio, tem 53 anos. Foi vereador por três mandatos. É o atual vice-prefeito.
Genésio Hofstetter, o Neco (PSB)
Natural de Arroio do Meio, tem 67 anos. Foi prefeito por dois mandatos e hoje é aposentado.
Sobre o asfalto em Picada Felipe Essig.Qual esforço a administração precisa fazer para finalizar a obra?
Ariberto Quinot (PMDB) – Iremos concluir. O projeto original previa o asfaltamento da parte alta. Como sobrou recursos no ano passado, conseguimos fazer a parte baixa. Ficou em aberto um trecho de 2 km. Temos grandes chances de conseguir recursos federais. Caso não venham, faremos isso com verba própria.
Genésio Hofstetter, o Neco (PSB) – O asfaltamento das vias da área urbana, no passado, foi uma das prioridades. Executamos quase 10 km de asfalto. Primeiro vamos concluir a parte intermediaria, que ficou aberta, assim que houver recurso. Depois vamos dar continuidade às obras em direção a Três Saltos Baixos e São João.
A ligação com Arroio do Meio. De que forma pretende intervir para que essa obra seja feita?
Quinot (PMDB) – Aquele trajeto é uma competência do Estado. O projeto está pronto, mas são necessários recursos para fazer obras. Fizemos inúmeras viagens até Porto Alegre para tratar sobre o assunto. Iremos propor uma parceria junto com o Estado.
Neco (PSB) – Em 2007 asfaltamos 4 km dessa via. Agora pretendemos buscar, junto ao governo do Estado, e criar parceria se necessário. Vamos concluir esse trecho até o Forqueta.
O setor calçadista tem papel importante. Quais medidas para fortalecer a indústria e atrair investimentos?
Quinot (PMDB) – Iremos comprar área para implantação de empreendimentos. Vamos estimular atividades como agroindústrias.
Neco (PSB) – Nosso maior problema é a falta de moradias na área urbana. Vamos buscar parcerias e verbas federais. Precisamos viabilizar a construção de pelo menos 50 a 60 moradias. Isso fortalecerá comércio e indústria.
O setor primário exerce papel importante para economia de Travesseiro. Como é possível fortalecer a atividade?
Quinot (PMDB) – Pretendemos manter incentivos e adquirir novas máquinas para lavouras e para transportes de dejetos líquidos. Vamos viabilizar investimentos como chiqueirões, aviários e produção de leite.
Neco (PSB) – Em 1994 criamos o cheque adubo. Precisamos fazer parcerias como essa por meio do frango, do leite e da suinocultura. É importante ajudar aqueles que estão produzindo a qualificar a produção. Iremos incentivar a criação de novos investimentos. Nossa meta é fortalecer o setor, para elevar o valor adicionado.
Em relação à saúde, de que forma pretende melhorar o atendimento à população?
Quinot (PMDB) – Atendimento está muito bom. É um dos melhores municípios da região. Faremos um levantamento de todos os medicamentos que não são oferecidos e que a população precisa e passaremos a disponibilizá-lo. Convênios serão mantidos.
Neco (PSB) – O posto de saúde de Três Saltos Baixos precisa prestar atendimento de segunda a sexta-feira. É necessário criar condições para oferecer serviço de qualidade aos moradores das localidades próximas. Isso irá descongestionar a demanda no posto de saúde da sede. Traremos médicos da família para fazer visitas no interior e desenvolver trabalho de saúde preventiva. Qualificaremos o programa Estratégia da Saúde da Família (ESF).