Cooperval está habilitada a receber grãos

Vale do Taquari

Cooperval está habilitada a receber grãos

Unidade passa a armazenar milho subsidiado do Programa Venda em Balcão da Conab

Cooperval está habilitada a receber grãos
Vale do Taquari

Após três anos de negociações, a Cooperativa rural dos Vales (Cooperval), instalada em Cruzeiro do Sul, conseguiu habilitar o complexo de silos para receber milho subsidiado pelo Programa Venda em Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O contrato de depósito (estocagem e conservação) de grãos foi publicado no Diário Oficial no dia 25 de agosto.

Conforme o gerente comercial da unidade, Alexandre Schneider, o armazém mais próximo e licenciado pelo governo fica na unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) de Garibaldi, pois na divisão de Estrela o fornecimento está suspenso desde o fim do ano passado, em virtude da escassez do produto.

Hoje, para retirar o grão, o produtor percorre, no mínimo, 60 quilômetros. “Além de reduzir custos com frete, ele poderá deixar o grão estocado e retirar conforme a sua demanda na propriedade.”

A cooperativa aguarda pelo leilão público, que ainda sem data definida. Pelo contrato, ela pode armazenar até oito mil toneladas. O limite de venda por produtor é de 14 toneladas.

Segundo Schneider, a cooperativa foi criada em 14 de abril de 2004 e gera 14 empregos diretos. O quadro de associados conta com 1,5 mil produtores de grãos. O faturamento chega a R$ 65 milhões.

A capacidade dos silos é de 18 mil toneladas. A entidade investe R$ 4 milhões na construção de um secador, para aumentar a capacidade de secagem de grãos, e edificação de pavilhão para depósito de insumos agrícolas.

Saiba mais

O Programa de Vendas em Balcão objetiva viabilizar o acesso dos criadores e das agroindústrias de pequeno porte, por meio da venda direta dos estoques públicos de diferentes produtos agrícolas, tais como milho, arroz em casca, trigo e castanha, entre outros.

Tem como clientes os pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos, entre outros, incluindo as microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração. Para se habilitar ao programa, o interessado deve se cadastrar em uma das unidades operacionais da Conab localizadas na sua região, Emater ou sindicato.

Para isso, precisa apresentar cópia do CPF, identidade, talão de produtor e ficha de inspeção sanitária animal atualizada, emitida pelo órgão responsável no município, e a ata do Conselho Agropecuário com a aprovação para a adesão ao sistema Conab.

Acompanhe
nossas
redes sociais