Candidatos avaliam pesquisa Methodus

Lajeado

Candidatos avaliam pesquisa Methodus

Resultado aponta empate técnico entre os dois representantes da oposição

Candidatos avaliam pesquisa Methodus
Lajeado

Pesquisa realizada pelo Instituto Methodus e publicada na edição dessa terça-feira do A Hora aponta empate técnico entre os candidatos Marcelo Caumo (PP/PSDB/PSD/PMN) e Márcia Scherer (PMDB/PDT/DEM/PPS/REDE).

Com 30,5% na estimulada, Caumo tem vantagem mínima em relação à Márcia, que aparece com 28,8%. Atual prefeito, Luís Fernando Schmidt (PT/PTB/PRB/PSC/PR/PSB/PPL/PV/PCdoB) aparece com 18,8% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 8,3%, e 13,8% estão indecisos.

Na avaliação de Schmidt, a análise dos levantamentos deve levar em consideração o segmento econômico pesquisado, área geográfica e a forma como os questionários foram aplicados. “Respeitamos todas as pesquisas, pois servem de parâmetro para qualquer candidatura.”

O atual prefeito se mostrou contente com os resultados que, para ele, demonstram o momento eleitoral em um pleito curto e dinâmico. “Vamos avançar nosso trabalho em todos os setores da sociedade que, no dia 2 de outubro, estabelecerão a pesquisa daquele momento, expressando a vontade da população lajeadense.”

Para o candidato que aparece à frente na pesquisa, Caumo, os resultados demonstram a tendência percebida nas ruas pelos representantes da coligação. “Temos caminhado muito pela cidade e notado o crescimento da adesão das pessoas à nossa candidatura.”

Ele demonstra otimismo ao afirmar que o levantamento mostra a realidade do momento político da cidade. Também ressalta a importância de manter o foco na campanha. “A pesquisa demonstra a necessidade de continuar trabalhando, que a população tem aderido às nossas propostas, mas que temos um longo caminho pela frente.”

Márcia Scherer afirma que os resultados ficaram dentro do esperado pela coligação. Para ela, a candidatura terá crescimento ao longo do pleito. “Sou um nome novo na política, que hoje está em empate técnico, ponteando a pesquisa.”

Conforme Márcia, a campanha foi projetada para ampliar gradualmente o número de pessoas trabalhando nas ruas, de peças visuais e jingles, visando também o voto dos indecisos. “A próxima pesquisa nos mostrará na frente, em virtude da intensificação do trabalho e de nos tornarmos mais conhecidos, pois muitos não me conhecem pessoalmente.”

O instituto entrevistou 400 pessoas entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Todos os participantes são eleitores residentes no município, com idade igual ou superior a 18 anos, de diversas classes sociais. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Espontânea

Na pesquisa estimulada, os entrevistados são informados sobre os nomes dos candidatos. O levantamento também incluiu a menção espontânea, quando não é anunciado qualquer nome.

Nesse caso, os resultados apresentam outro empate técnico, no qual Caumo aparece em primeiro, com 17,3% da preferência, e Schmidt em segundo, com 12,5%. Márcia tem 12%. Brancos e Nulos somam 7,3%, e 51% dos eleitores seguem indecisos.

A pesquisa também verifica o índice de convicção dos eleitores. Dos 400 entrevistados, 54,5% se disseram convictos da opção e 29,3% admitem a possibilidade de mudar a intenção de voto até dia 2 de outubro.

foto pesquisaPesquisa divulgada nessa terça

O levantamento também apontou os índices de rejeição e de expectativa de vitória dos três candidatos. Schmidt aparece como o mais rejeitado, com 54,5% do total, contra 19,3% de Márcia, e 17,5% de Caumo.

Em relação à expectativa de vitória, 30,8% dos entrevistados afirmaram acreditar na reeleição de Schmidt. Outros 22% dizem acreditar em vitória de Márcia e 21% apostam em Caumo.

Dados Gerais da Pesquisa

Pesquisa Eleitoral
LAJEADO – RS

Pesquisa Registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (Resolução 23.453) – Protocolada sob o Nº 03513/2016

Período de realização da pesquisa – de 31 de agosto a 2 de setembro de 2016

Margem de erro – 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95,0%

Nome da empresa que realizou a pesquisa  – Instituto Methodus

Número do registro – RS – 03513/2016

Acompanhe
nossas
redes sociais