Polícia prende 6 envolvidos em assaltos

Vale do Taquari

Polícia prende 6 envolvidos em assaltos

Quadrilha é suspeita de ataques a bancos em Cruzeiro do Sul e Fazenda Vilanova

Polícia prende 6 envolvidos em assaltos
Vale do Taquari

Investigação da Polícia Civil resultou na prisão de uma quadrilha suspeita de praticar roubos a residências e ataques a bancos em cidades dos vales do Taquari e Rio Pardo e da Serra Gaúcha. Foram cumpridos oito mandados de prisão e 12 de busca e apreensão durante a Operação Mão Negra.

A investigação foi comandada pelo delegado da 1ª DP de Lajeado. Entre os crimes praticados pela quadrilha, estão dois ataques a caixas eletrônicos do Banrisul de Fazenda Vilanova e a uma agência do Banco do Brasil de Cruzeiro do Sul.

Conforme Juliano Stobbe, o grupo não tinha uma área de atuação fixa, e também cometeu roubos em Guaporé, Garibaldi, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vale Verde e São José do Herval. “Pelo menos seis ataques a bancos realizados este ano podem ser tranquilamente atribuídos a essa organização criminosa.”

No intervalo entre as ações contra os caixas eletrônicos, o grupo praticava outros tipos de roubos, principalmente a residências e estabelecimentos. Ele também foi responsável pelo roubo de uma carga de cigarros em Estrela.

Além das pessoas que faziam a linha de frente dos assaltos, a investigação identificou responsáveis pela logística, por movimentar os valores recolhidos e montar esconderijos. “Com isso, foi possível indiciar todos os presos pelo crime de organização criminosa.”

Foram detidos dois homens de 22 anos, um de 39 e um de 60, além de duas mulheres, de 35 e 45 anos. Dois integrantes do grupo foram encontrados no interior de Venâncio Aires. Os outros quatro, nos bairros Moinhos, Moinhos D’Água, Montanha e no centro. Conforme Stobbe, as duas mulheres presas eram responsáveis por receptar e vender materiais roubados, além de movimentar valores.

Foram apreendidas armas, coletes, tocas ninjas, televisões, notebook

Foram apreendidas armas, coletes, tocas ninjas, televisões, notebook

Material apreendido

No cumprimento dos mandados, a polícia encontrou diversas armas, algumas de calibre restrito, além de joias, roupas, televisões, celulares, notebooks, tablets e outros eletrônicos. Espingardas calibre 12 e uma pistola 9mm que eram utilizadas nos assaltos haviam sido roubadas de residências.

Também foram apreendidos cinco carros, um deles com registro de furto e os demais comprados com recursos de origem ilícita. A polícia também recolheu coletes balísticos, toucas ninja, maçaricos e uma fita de suspensão usada para erguer os caixas eletrônicos.

“Identificamos ainda pessoas que compraram materiais roubados. Vamos verificar se elas sabiam que os objetos eram fruto da atividade criminosa”, aponta. A polícia pede que as vítimas dos roubos compareçam às delegacias para identificação de objetos.

Homicídio em Bom Retiro do Sul

De acordo com o delegado, uma das armas apreendidas, uma pistola 9mm, pode ter sido usada no assassinato do DJ Cristiano Oliveira, o Xuxa. Ele foi morto com 18 tiros no rosto. O crime ocorreu na tarde de 25 de agosto, no interior de Bom Retiro do Sul.

Participaram da Operação as Delegacias de Polícia (DPs) de Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Guaporé, Soledade, além da Delegacia de Roubos (DR) do Deic de Porto Alegre. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional.

Acompanhe
nossas
redes sociais