A 23ª edição do Baile Comenda no sábado, 27, comemorou a influência dos imigrantes italianos no município e na região. O encontro, organizado pela Societá Italiana Tutti Fratelli, é um dos mais tradicionais da comunidade italiana do Vale. A sociedade, criada faz 24 anos, conta com 150 integrantes que buscam manter viva a cultura dos antepassados.
O vice-presidente da Tutti Fratelli, Ângelo Fauri, ressalta a facilidade dos descendentes de italianos em se integrar com outras culturas. “As pessoas de origem italiana são comunicativas, então, elas se entrosam com qualquer etnia, elas gostam de festa.”
Na avaliação dele, essa característica está expressa no nome da entidade. “Na hora de festa, todos são irmãos, por isso, o nome Tutti Fratelli, ou seja, todos irmãos. Então todos são bem-vindos, não apenas os descendentes de italianos.”
Cultura viva
Mesmo nascidos e criados no Brasil, os descendentes seguem ligados com a terra de pais e avós. É o caso de Mauro Antônio Salvatori, um dos comendadores do encontro de sábado. Vestido com trajes típicos, ele recebia os convidados orgulhoso por relembrar os antepassados. “Participar é lembrar a nossa cultura ano após ano. É uma honra podermos unir as pessoas por um bem maior que é celebrar a cultura.”
Salvatori destaca a influência na região colonizada prioritariamente por alemães. “Muitos italianos também vieram para cá, e marcaram a região.” Ele ainda lembra características mais sanguíneas dos antepassados em contraponto com outras europeus. “O italiano é mais sentimental, festeiro, tanto que a nossa comenda hoje é Ode All Amore, vem tudo ao amor.”
Comendadoras na 16ª edição do evento, as amigas Lourdes Tomasi, Tânia Vogt e Elisabete Dacroce vestem os trajes típicos e marcam presença no jantar. “Viemos todos os anos para prestigiar, assim mantemos viva a lembrança dos primeiros imigrantes”, ressalta Tânia.