As formas isoladas de atrair visitantes para pontos turísticos da cidade devem ser aglutinadas com novas propostas a serem debatidas. Esse é o mote do 11º Conversando Sobre Turismo, que ocorre hoje, às 19h, na Casa do Museu.
Os encontros realizados mensalmente iniciaram em julho de 2015, e a cada mês atraíram novos adeptos, empreendedores do turismo. No espaço, o sótão da Casa do Museu, as 32 cadeiras foram todas ocupadas na última edição.
De acordo com a diretora de Cultura Angélica Diefentöhler, a proposta era para que as conversas girassem em torno de projetos futuros. Hoje, se percebe crescimento e o envolvimento de jovens. “Sentamos em círculo, pois é uma grande conversa. Notei que desde o início cada vez mais gente se fazia presente. Empreendedores de outros segmentos começaram a fazer parte, pessoas interessadas pelo turismo.”
No encontro de hoje, uma das pautas será o aniversário do município. Todas as entidades envolvidas nas promoções do mês de novembro debaterão ações integradas. “É um fórum onde e possível perceber que existem várias iniciativas que estão dando certo.”
Para ela, as ações isoladas em prol do turismo passaram a ser feitas em conjunto. “A pessoa de fora, que vai até Forqueta, poderá não saber que há outra coisas na mesma localidade. Assim, o Projeto Caminhos do Forqueta foi elaborado, integrando atividades.” A diretora citou outro exemplo, o Centro de Lazer de Arroio Grande. A grande visitação no verão pode ser aproveitada, pois há no local um roteiro rural a ser visitado.
Programas confluentes
Programas que atraem turismo como o aniversário da cidade, Páscoa e Natal e as férias de inverno passaram a ser realizados em conjunto. Empreendedores notaram que a ação poderia trazer mais efeito, atraindo mais pessoas.
Hoje, um das parceiras da Páscoa é uma chocolateria. O passeio com o Coelho termina com chocolate quente. Hoje, dois novos empreendedores do turismo de aventura farão algumas propostas. Na ocasião, também será realizada uma avaliação do Programa de Férias, que transcorreu durante o mês de julho.
Os encontros são coordenados pelo Departamento de Cultura e Turismo e contam com a parceria da Secretaria da Agricultura e Amturvales. As reuniões são abertas ao público e os interessados podem confirmar presença pelo 3716-1166.