O nadador norte-americano Michael Phelps atraiu a atenção do mundo mais uma vez pelo seu desempenho durante a Olimpíada. Mas, além das medalhas conquistadas, o atleta causou comentários por causa das manchas redondas arroxeadas nas costas e ombros. Trata-se do procedimento criado há mais de dois mil anos, a ventosaterapia.
Originária da medicina chinesa, consiste em aplicação de copo de vidro ou acrílico na pele. Durante a técnica, o copo é colocado na superfície da pele enquanto uma pistola de ar comprimido é usada para puxar o ar de dentro, criando um vácuo e sugando a pele.
Segundo o fisioterapeuta Fernando Sellmer, os atletas optam pelo tratamento por conta da rotina intensa de atividades físicas. Serve para melhorar a dor, prevenir lesões e liberar a parte muscular. “Os movimentos muito repetitivos dos atletas podem causar tendinite.”
Da forma mais tradicional do procedimento, usa-se uma pinça com algodão pegando fogo na ponta. O material inflamável tem o papel de criar o vácuo no copo, que deve ser de vidro. “Antigamente, em vez de copos, eram usados chifres de animais”, conta o fisioterapeuta.
Segundo ele, o tratamento pode ser feito de forma deslizante ou com a ventosa parada. Em geral, os pacientes que buscam a técnica apresentam cervicalgia, lombalgia, cefaleia e tensão muscular. O uso das ventosas ainda libera endorfina, serotonina e substâncias analgésicas.
Aplicação requer experiência
A terapia elimina toxinas ao trocar o sangue e substituir células doentes por novas. Ao movimentar a ventosa, se faz uma liberação miofacial, diz Sellmer. O desconforto é pouco, garante. “A sensação é de pressão.”
Além das costas, as ventosas podem ser utilizadas em outras partes do corpo com função estética. Elas melhoram a circulação e aceleram o metabolismo. Para decidir o local onde deve ser aplicada, segue-se pontos de acupuntura ou localiza-se a dor do paciente.
Se deixar o item durante muito tempo na pele, pode ocasionar bolhas, alerta Sellmer. Com o modismo da Olimpíada, é importante atentar às técnicas e contraindicações, diz. “É um produto fácil de comprar na internet, mas a aplicação requer experiência.”
Entre as contraindicações, estão problemas de pele, febre alta e gravidez. O tratamento das ventosas deixa marcas redondas nos dias seguintes ao procedimento. Em geral, elas são avermelhadas ou roxeadas. Quanto mais escura, mais afetada a área está, diz Sellmer.
Além das ventosas movimentadas e paradas, há a forma de fazer com sangria. “Essa é mais rejeitada pelos pacientes por preocupação com esterilização.” A maneira de fazer o procedimento é a mesma, a diferença está em furar a pele com uma pequena agulha antes de puxar o vácuo. Também pode ser furada após a retirada das ventosas.
Benefícios
– Melhora a circulação
– Desfaz nódulos de tensão
– Proporciona relaxamento muscular e articular
– Estimula o metabolismo
– Promove fluxo de energia