No clima da Olimpíada
Provavelmente o primeiro esportista do Vale do Taquari a participar dos jogos olímpicos foi Rudolfo Maria Rath. Na edição de 1936, em Berlim, o morador de Estrela comandou a delegação brasileira de remo. Dos 56 participantes, o Brasil ficou com a sexta colocação.
O pesquisador Werner Schinke escreveu um livro sobre a vida de Rath. Conforme a obra, Rath nasceu em junho de 1905 em Porto Alegre. Na infância, morou próximo à sede social do Turnerbund (onde hoje fica a Sogipa) e auxiliava nas aulas de ginástica com o professor Georg Black.
Ao se mudar para Estrela, trouxe o esporte para a Soges. Também foi um dos primeiros a trazer para a região o basquete e o voleibol. No atletismo, conquistou o campeonato estadual de 200 metros rasos em 1926.
Rath morreu aos 68 anos e deixou um legado para o esporte do Vale do Taquari.
Voluntário nos jogos
Coordenador do projeto de ginástica da Univates, Minoru Otsuka é um dos profissionais que trabalha nos bastidores da Olimpíada.
Figurinhas do Regional
O técnico do Juventude, de Brochier, ainda não conseguiu fazer a equipe ganhar a primeira partida em 2016.
Profissão “boa pra cachorro”
Está no site Inquietaria.com. Em Auckland, na Nova Zelândia, três cães foram “convocados” para catar as bolas em uma partida de tênis. A ação foi organizada pelo banco neozelandês ASB.