Nova Paris: alusão à cidade luz em Canudos do Vale

Canudos do Vale

Nova Paris: alusão à cidade luz em Canudos do Vale

Comunidade fica na divisa com Sério. Origem do nome é desconhecida pela própria população, formada por cerca de 20 famílias.

Nova Paris: alusão à cidade luz em Canudos do Vale
Vale do Taquari

Com cerca de dois milhões de habitantes, a capital da França, Paris, é a cidade mais populosa do país europeu. Ela é conhecida pela arte e pelo patrimônimo arquitetônico, talvez o mais famoso seja a Torre Eiffel. No Vale do Taquari – a cerca de dez mil quilômetros de distância da Europa – há uma localidade com o nome inspirado na cidade luz.

A Nova Paris, de Canudos do Vale, está longe de ser cosmopolita como a capital francesa. A população se resume a cerca de 20 famílias. Uma das preocupações dos moradores é quanto ao êxodo rural dos jovens. “Poucos ficaram aqui. A comunidade está envelhecendo”, sentencia o atual presidente, Irineu Hubert, 65.

Ao invés da Catedral de Notre Dame, Nova Paris tem uma pequena igreja semipintada de branca e abençoada por Nossa Senhora de Fátima. As festas em homenagem a padroeira não ocorrem mais devido à dificuldade em conseguir pessoas para trabalhar.

Ao lado, fica o cemitério comunitário, com parte dos túmulos destruída ou tomada pelo capim. Último sepultamento ocorreu em 1994.

A localidade também não tem um Stade de France (estádio com capacidade para abrigar quase 80 mil torcedores), mas apenas um pequeno campo de futebol 7, pouco usado pelos moradores.

Não há estabelecimentos comerciais em Nova Paris. Para fazer as compras, os moradores se deslocam cinco quilômetros até o centro de Canudos do Vale ou oito quilômetros até a área urbana de Sério. Nos fins de semana, um bar abre ao lado da igreja.

Mesmo com poucas atrações e distante de tudo, os poucos habitantes mostram contentamento em morar no local. “É um lugar bom pra viver. Só vou sair daqui quando ir pro cemitério”, profetiza Hedi Hubert, 64.

Incógnita no nome

Não há documentos oficiais esclarecendo a escolha do nome Nova Paris. Isso é um enigma até para a população e gera rumores dentro da comunidade.

Uma dessas especulações é que a comunidade teria outro nome nos primórdios da colonização de Canudos do Vale. “Era conhecida como Nova Alemanha pelo fato de os primeiros moradores terem vindo de lá”, acredita Nércio Bechlin, 45. A mudança teria ocorrido devido às guerras envolvendo o país europeu.

Uma certeza é que a denominação Nova Paris tem mais de 90 anos. “Quando era criança, me lembro que a comunidade já tinha esse nome”, reforça Alvina Felício, a moradora mais idosa com 93 anos. De acordo com ela, a escolha do termo Paris seria pelo fato de a comunidade “ser muito bonita”.

Localidades cosmopolitas pelo Vale

Canudos do Vale pode ser considerada uma pequena Europa na região. Além de Nova Paris, existe no município de menos de dois mil habitantes a Nova Berlim. A localidade ganhou esse nome devido à colonização germânica.

Em Poço das Antas, está localizada a Paris Baixo. Já em Westfália fica a Linha Berlim.

Mapa QUE LUGAR É ESSESobre Canudos do Vale

* Conforme o site do IBGE, a colonização em Canudos do Vale iniciou a partir de 1800 com a chegada de imigrantes alemães. A partir de 1917, chegaram os italianos.

* O nome Canudos teria se originado durante a medição dos primeiros lotes. Segundo registro do IBGE, foram medidos dois loteamentos na Alta Forquetinha e em Nova Berlim. Em meio a eles, sobrou uma área de terras em forma de cones – estreita ao sul e larga ao norte.
O local foi adquirido pela empresa Eichenberg & Schaan que o colonizou, a partir de 1903, sob denominação de Canudos.

* O termo “do Vale” foi adicionado ao “Canudos” por haver uma cidade com o mesmo nome na Região Nordeste.

* Em 1949, a localidade de Canudos foi elevada à condição de distrito de Lajeado por lei instituída pelo prefeito Hugo Oscar Spohr.

* Canudos do Vale foi emancipado de Lajeado no dia 1° de janeiro de 2001.

Acompanhe
nossas
redes sociais