Projeto de reformulação dos centros comerciais inicia por Languiru. Ontem, a rua 3 de Outubro foi finalizada com capeamento asfáltico. O mesmo trabalho foi feito na rua Major Bandeira, com objetivo de recuperar a área danificada com a construção das calçadas.
Além disso, a administração inicia na próxima semana o asfaltamento completo de mais seis ruas. A Waldemar Dahmer, Erno Eckel, Willy Bronstrup, Três Passos, Fredolino Bayer, Júlio Stumm e final da avenida 1 Leste receberão base e drenagem. O investimento total é de R$ 1,5 milhão. Apenas um trecho será custeado por meio de emenda.
Nelsi Mieth, 55, administra comércio de artesanatos faz 14 anos na rua 3 de Outubro. Nos últimos quatro anos, mudou de localização e notou que as calçadas estavam danificadas. Para conter investimentos, aguardou e a solução chegou com o passeio instalado pela administração. Segundo ela, o asfalto em frente à loja foi outro benefício. “Havia buraco e sempre era remendado, mas não adiantava. Agora ficou melhor”.
A única reclamação de Vera é quanto ao estacionamento. A vaga em frente ao estabelecimento é geralmente ocupada por funcionários de outras lojas. Os veículos ficam parados durante horário comercial e impedem que clientes dela estacionem.
O mesmo problema é vivenciado por Andréia Schubert, 29. Ela administra loja de equipamentos de segurança e videomonitoramento. A empresa tem três veículos que precisam ficar na frente do estabelecimento. “Quando alguma alarme dispara, não podemos perder tempo, temos que entrar no carro e ir logo na casa ou prédio”.
Apesar de admirar a estética das calçadas, acredita que o aumento do passeio e a redução da estrada possam prejudicar o fluxo. “Ficou mais estreito para trafegar e pode ser complicado quando algum carro vai sair ou fazer baliza”.
Saiba Mais
O início do ano foi marcado pelo investimento municipal na malha viária. Em fevereiro, foram aplicados R$ 3 milhões no recapeamento de 18 ruas e asfalto completo em duas. Além disso, a administração modificou o trecho na rua Otterno Schaeffer, em Canabarro. A rua recebe o fluxo de ônibus das fábricas de calçadas. Os pedestres também disputavam espaço com o trânsito. No entanto, a administração reduziu a área de tráfego e ampliou o espaço para o passeio.