A disputa da Olimpíada no país será uma forma de incentivar a leitura entre os estudantes. Na 13ª edição, a Feira do Livro ocorre entre os dias 11 e 12, na Seubv.
Conforme o secretário da Educação, Diego Konrad, o tema deste ano é “Venha você também subir o pódio e ser um campeão na leitura”.
Os encontros com os escritores Léia Cassol, patrona do evento, e Caio Ritter são alguns atrativos. Além da interação com os autores, com a exibição de histórias cantadas, talentos do município ocupam o palco.
A paranaense Leia Cassol, radicada em Porto Alegre faz mais de 20 anos, se destaca pelo trabalho de pesquisa sobre o folclore e a cultura gaúcha e sua atuação junto à comunidade escolar. Já recebeu prêmios na Semana Farroupilha, além de destaque como expositora infanto-juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre.
O porto-alegrense Caio Riter é professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Já foi patrono da Feira do Livro de Santa Clara do Sul e escreve para o público infantil e juvenil desde 1994.
Em novo local
Lajeado promove a 11ª Feira do Livro entre os dias 23 e 28. Neste ano, o evento ocorre no Parque do Imigrante. Segundo Márcio Caye, da organização, a escolha deve facilitar a acessibilidade dos visitantes. “Todos os anos, analisamos as críticas deixadas por aqueles que participaram da feira. Vimos que o novo espaço oferece mais infraestrutura e é mais concentrado.”
Na programação, constam peças teatrais, saraus, horas do conto, rodas de conversa, shows musicais, oficinas e exposições. No pavilhão 2, serão instaladas livrarias, estandes do Sesc e da Associação Literária do Vale do Taquari (Alivat) e das secretarias de Educação (SED) e Cultura (Secultur). O local também contará com café e um pequeno palco. No pavilhão 4, ocorrem exposições das atividades realizadas pelas escolas, além de espaço para Hora do Conto e Hora do Canto.
Em Estrela, a feira ocorre entre os dias 13 e 16 de setembro, na Soges. Eduardo Shinyashiki é o patrono.
Westfália realiza a VIII Feira do Conhecimento entre 31 de agosto e 2 de setembro. A atração principal é o concurso de paródias.
Programação
Dia 11
8h30min – Visita aos estandes de livros
9h – Abertura oficial
9h30min – Histórias cantadas com Léia Cassol
10h30min – Visita aos estandes de livros
11h – Sessão de autógrafos com Léia Cassol
14h – Histórias cantadas com Léia Cassol
15h – Visita aos estandes de livros
16h – Sessão de autógrafos com Léia Cassol
19h – Encontro com Léia Cassol
19h45min – Apresentação musical com talentos locais
20h – Sessão de autógrafos com Léia Cassol e visita à feira
Dia 12
8h30min – Visita aos estandes de livros
9h – Encontro com Caio Riter
10h – Espetáculo O Negrinho do Pastoreio – Teatro Social (Tio Tony)
13h30min – Visita aos estandes de livros
14h – Encontro com Caio Riter
15h – Espetáculo O Negrinho do Pastoreio – Teatro Social (Tio Tony)
17h – Encerramento da feira