Os vereadores aprovaram na sessão de ontem à noite projeto de autoria do vereador Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) que obriga as agências bancárias e cooperativas de crédito instaladas no município a contratar vigilantes armados para as 24 horas do dia.
Na justificativa, o vereador afirma que os estabelecimentos permanecem acessíveis aos clientes mesmo após o encerramento do expediente bancário, porém, desprovidos de segurança. Para o parlamentar, a fragilidade do sistema de segurança expõe bancários, seus familiares e clientes aos riscos decorrentes de possíveis ataques.
Rosa citou as explosões quase diárias nos caixas eletrônicos de todo o Brasil. Relatou o caso ocorrido na Região Metropolitana quando dois assaltantes morreram.
Conforme o texto, os vigilantes deverão permanecer no interior da instituição bancária, em local seguro capaz de oferecer proteção em caso de ataque e de posse de um botão de pânico. O equipamento deverá estar conectado à sala de operações da Brigada Militar.
O segurança também deverá dispor de um dispositivo para acionar sirenes no lado externo da agência. A intenção é chamar a atenção de transeuntes, além de afastar os assaltantes. As agências terão 90 dias para se adequar à medida após a regulamentação da lei.
O descumprimento gera multa de R$ 200 por dia, valor que será dobrado em caso de reincidência. A sessão foi acompanhada por representantes da classe dos vigilantes.