Ação no parque estimula amamentação

Lajeado

Ação no parque estimula amamentação

Atividade neste sábado faz parte da Semana Nacional do Aleitamento Materno

Ação no parque estimula amamentação
Lajeado

A Hora do Mamaço integra a programação da Semana Nacional da Amamentação, que iniciou ontem e se estende até domingo. A atividade ocorre no sábado, 6, no Parque dos Dick das 14h às 17h. O objetivo é estimular gestantes, mães e a comunidade para a importância do aleitamento materno.

O tema deste ano é “Alimento materno: presente saudável, futuro sustentável”. Em todo país, 65 cidades promovem o momento de integração e orientação para as famílias. Esse é o quarto ano que ocorre em Lajeado. O encontro conta com uma roda de conversa para orientar e explicar os benefícios para a saúde dos bebês e das mães.

Além disso, a co-organizadora do encontro, enfermeira Verônica Teixeira, aponta que um dos objetivos é fortalecer o vínculo familiar. A atividade é aberta para toda comunidade. Se chover, o encontro será transferido. Desde semana passada, atividades paralelas são desenvolvidas nas unidades de saúde do município.

Segundo Verônica, em Lajeado, existe um trabalho permanente de orientação quanto à importância do aleitamento materno. O assunto é abordado por nutricionistas nos grupos de gestantes nos bairros. As mães que procuram as unidades e querem esclarecer dúvidas são informadas pelas profissionais.

Neste ano, a temática do encontro traz ao debate o aspecto sustentável da amamentação. Segundo Verônica o alimento, além de ser o mais completo, acessível, ter baixo custo, é gerado em quantia e na temperatura adequada e, por isso, justifica a natureza sustentável. “A quantidade produzida é uma dúvida frequente das mães. Nas unidades de saúde, explicamos para elas que cada uma produz o volume necessário para a criança”, comenta. Ela lembra que para isso acontecer as mães precisam manter alimentação saudável.

A Semana Mundial da Amamentação quer estimular a criação de espaços destinados em especial para amamentação. O objetivo é incentivar que creches e empresas tenham ambientes do gênero. Uma das intenções é quebrar o paradigma que induz as mulheres a acreditar que não podem amamentar. Nessas situações, muitas são orientadas a fazer uso de suplementos alimentares, quando orientação nutricional pode resolver a situação.

Benefícios

O aleitamento materno é uma forma natural e de baixo custo para alimentar bebês e crianças. As mães são orientadas a utilizar o alimento de forma exclusiva até os 6 meses de idade e, depois, até os 2 anos ou mais, oferecendo outros itens na alimentação.

A prática, se adotada, fornece nutrientes de alta qualidade e adequada energia, que pode prevenir a fome, a desnutrição e a obesidade. As crianças apresentam alta imunidade, bom desenvolvimento mental e cognitivo. Crianças amamentadas por mais de seis meses têm maior vínculo com a mãe. Além disso, quando doentes, possuem recuperação mais rápida. O aleitamento proporciona toda ingestão de água que o bebê precisa, mesmo em locais de clima quente. Por outro lado, a alimentação artificial requer acesso à água potável, higiene e saneamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais