No inverno, a tosa e o acompanhamento no pet-shop devem ser feitos com a mesma frequência das outras estações. Segundo a esteticista animal do Pet-Shop Bicho Chique, de Teutônia, Marina Rodrigues, é importante levar o cão ao pet-shop pelo menos uma vez por semana para o banho, a tosa higiênica e o cuidado com os nós do pelo. “Isso ajuda o dono a manter o animal sempre bonito.”
As tosas feitas durante o verão e o inverno são praticamente as mesmas. Nos dias quentes, são mais baixas, para ajudar a manter o animal confortável. “Costumamos aparar bem os pelos da barriga, pois quando deitam nessa posição não sentem tanto calor.” No inverno, a tosa bebê (ou tesoura) é a procurada. Dessa forma, é possível tirar o excesso e deixar o pelo mais cheio. “Também temos a opção de hidratar o pelo do animal.”
O cuidado com as unhas é importante, atenta Marina. “Muitos donos não têm tempo de passear com os cães, e isso faz as unhas não serem gastas”. É preciso muito cuidado com a quinta unha, localizada na parte de trás da pata, pois quando fica muito grande pode dobrar e furar a carne do animal. Não é necessário cortar sempre, mas é preciso prestar atenção se as unhas do cachorro estão grandes, diz Marina.
A limpeza dos ouvidos do animal deve ser feita regularmente. Atenção para não limpar profundamente. “Ao dar banho, é necessário colocar algodão nas orelhas.” Se a água entrar no ouvido, pode causar infecção, diz a esteticista.
Tipos de tosa
Segundo Marina, a tosa baixa é a preferida para os dias mais quentes. No frio, se o animal é muito peludo, o costume é fazer a tosa na tesoura, só para arredondar as patas e o formato dos pelos. Algumas raças têm tipos de tosas específicos. O schnauzer tem a própria tosa, que deixa os pelos em formato de “saia”, com destaque para o bigode e as sobrancelhas.
Tosa higiênica
Comum nos meses frios, o que se faz é acertar as pontas do pelo e dar forma. As unhas são cortadas e o ouvido também é higienizado. Esse corte pode ser feito em cães de qualquer raça.
Tosa bebê
É um corte feito à tesoura, com o objetivo de tirar o pelo, mas não por completo. Tem esse nome, pois o resultado deixa o animal com os pelos do tamanho de um filhote.
Tosa japonesa
Segundo Marina, a tosa japonesa ganha popularidade. Consiste em deixar os pelos compridos curtos no corpo e as patas peludas. O corte é prático e não traz desconfortos ao animal. Mais curto no focinho, também ajuda a evitar fungos e problemas de pele.