Nova academia pública motiva aposentados

Travesseiro

Nova academia pública motiva aposentados

Município prepara compra de móveis e equipamentos

Nova academia pública motiva aposentados
Vale do Taquari

Sem academias ou piscinas no município, os irmãos Levino, 84, e Renata, 76, Specht conheceram os benefícios da hidroginástica faz cinco anos. Na época, eles começaram a acompanhar os integrantes de um grupo de caminhadas nas idas a Arroio do Meio.

A rotina é semanal e eles fazem questão de acompanhar os relatórios de presença. As sessões de hidroginástica ocorrem em conjunto com uma hora de caminhada. Depois de dedicarem a vida à agricultura, os irmãos viram nos exercícios uma forma de amenizar as dores musculares, articulações e os efeitos da osteoporose.

Para começar à prática na piscina, Renata precisou da superação. Até o início das aulas, ela não conhecia a modalidade. A construção de uma estrutura adaptada para a hidroginástica no município, afirma, deve beneficiar mais pessoas. “Eu tinha muito medo e hoje já faço muita coisa. Com uma aqui, outros moradores vão poder ter as aulas mais fácil.”

Devido à osteoporose, a agricultora e costureira fraturou a coluna três vezes e precisou ficar um ano com um colete corretivo. Assim como ela, o irmão destaca a maior flexibilidade adquirida e a redução das dores nos joelhos. Apesar da idade, eles mantêm uma rotina de autonomia e atribuem a melhoria da qualidade de vida à prática de exercícios regulares. “Eu percebo diferença. Se fico sem caminhar ou ir para a piscina, sinto que vai ficando mais difícil”, resume Levino.

Expectativa pela votação

Em fase de conclusão, a Academia de Saúde depende da contratação de equipe e aquisição de parte dos materiais previstos para o espaço. Um projeto para inclusão dos valores no orçamento tramita na câmara de vereadores há duas sessões. O próximo encontro ocorre na terça-feira.

As demandas envolvem os equipamentos para a prática de exercícios e parte do material destinado ao espaço para hidroginástica. São cerca de 399 metros quadrados divididos em salas de ginástica, piscina aquecida, banheiros e vestiários. No entorno, os visitantes ainda terão acesso a uma academia ao ar livre e uma quadra de futebol de areia.

O prédio foi finalizado há cerca de duas semanas e tem estimativa de entrar em operação até o fim do ano. A projeção é da secretária de Saúde, Maria Nadir Dertzbacher. Segundo ela, a estrutura tem capacidade para atender grupos de cerca de 15 pessoas.

A tendência, de acordo com a secretária, é de adaptação do atendimento para possibilitar a participação de trabalhadores durante a noite. “É um espaço que deve trazer mais qualidade de vida e cria essa alternativa. Vamos tentar abranger o máximo de pessoas possíveis.”

De acordo com ela, hoje, pelo menos 15 pessoas recebem apoio para a hidroginástica em Arroio do Meio. Paralelo ao acompanhamento, ela finaliza o pedido para contratação de profissional de Educação Física para atuar no local. O profissional seria encaminhado pela União.

Acompanhe
nossas
redes sociais