Em reunião entre representantes da Corsan e moradores do bairro Jardim do Cedro, foram apresentadas as medidas para resolver a constante falta de água na região. De acordo com os representantes da Companhia, dentro de uma semana, será instalada a nova bomba de água e um reservatório de 500 m³ começa a atender o bairro. O encontro ocorreu na noite de ontem no salão da Igreja São Francisco de Assis.
Além dessas medidas, o gerente da Corsan Lajeado, Alexsander Pacico, anunciou a compra e instalação de um equipamento eletrônico para controlar a vazão e pressão no recalque próximo à avenida Beira-Rio. Outras mudanças no local estão previstas para garantir o fornecimento à população do bairro.
Como o abastecimento do bairro é garantido pela água captada nesse local, a instalação do equipamento deve garantir o fornecimento de água no bairro inclusive no verão. “Nossa preocupação é mais na frente, esse equipamento deve garantir o abastecimento por pelo menos mais dois verões”, afirmou Pacico.
De acordo com o gerente, a falta de água era registrada principalmente aos sábados à tarde em razão do grande número de usuários. “Este é o momento do pico de consumo, e por isso a bomba não conseguia dar conta.”
Na avaliação dele, os problemas começaram a surgir em 2012 pelo crescimento populacional do bairro. “A partir deste ano o bairro cresceu muito, e a bomba e reservatório que tínhamos se mostrou insuficiente.”
As casas mais afetadas estão localizadas nas proximidades dos condomínios Novo Tempo 1 e 2, os pontos mais altos do bairro.
Comunidade apreensiva
Mesmo com a promessa de resolução, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim do Cedro, José Carlos Freitas, ainda está desconfiado. “Quando depende do governo, a gente sabe como as coisas funcionam.”
Freitas justifica a desconfiança pela situação financeira do RS. “Todos nós vemos que o estado está falido, e isso nos deixa inseguros.”
Problema antigo
As constantes suspensões no fornecimento de água no Jardim do Cedro são reclamações antigas da comunidade. O encontro realizado na noite de ontem era solicitado há pelo menos duas semanas.