Criada em 2005 para comemorar o Dia da Etnia Alemã no Rio Grande do Sul, a Deutsche Abend realiza amanhã mais uma edição.
A programação inicia às 19h, na Igreja Evangélica São Caetano, no bairro Aimoré, com celebração religiosa com falas em dialeto alemão e participação do Coral Concórdia.
Depois o público será conduzido pela bandinha ao salão da comunidade, onde será servido café com variedade em pães, cucas, nata, schmier, kashmier, linguiça, tripa recheada, lombo de porco, café com leite e demais especiarias que complementam a peculiar mesa germânica.
Na programação cultural da noite, haverá intervenção teatral de alguns personagens do Grupo Folclórico Helmuth Kuhn e apresentação da categoria casados do Grupo Folclórico Frohsinn de Forqueta.
Os ingressos estão à venda ao preço de R$ 15 (6 a 10 anos) e R$ 27,50 (a partir de 10 anos) com integrantes do Grupo Deutsche Abend, Comunidade Evangélica São Caetano e Casa do Museu.
Encontro de amigos
A proposta de criar uma noite específica para comemorar a cultura alemã surgiu pela iniciativa de cinco casais do bairro. Nos primeiros anos, toda a organização era feita pelas famílias. Com o passar do tempo, o número de voluntários diminuiu e o grupo cogitou cancelar a edição, no entanto, o evento foi mantido por meio da parceria com a comunidade evangélica.
A origem da noite foi inspirada nos eventos típicos organizados pela comunidade italiana.
Projeto de lei
Em 2003, o projeto de lei do deputado estadual Heitor Schuch foi aprovado. Na época, ele propôs que em 25 de julho fosse comemorado o Dia da Etnia Alemã no Rio Grande do Sul. A data registra, no ano de 1824, o início da colonização germânica, em São Leopoldo.