Cerca de 150 pessoas são aguardadas no Pedal MTB realizado durante a 35ª Festa do Colono de Nova Santa Cruz. Organizada pela Treck Machine em parceria com o ValeCiclismo, a atividade é gratuita e ocorre no domingo.
A recepção aos participantes ocorre a partir das 7h30min com café da manhã no Clube Cruzeiro, em Nova Santa Cruz. Às 8h30min, ocorre a largada para o trajeto de quase 36 quilômetros. Ele passa por localidades do município.
Durante o percurso, haverá três pontos de hidratação com água e frutas fornecidas por moradores das localidades. Quem não conseguir completar o percurso terá a opção de retornar por atalhos.
Os gastos com o café da manhã, água, frutas e apoio durante o trajeto são custeados pelo Clube Cruzeiro e Casa do Ciclista. Interessados podem almoçar no local ao custo de R$ 25.
Belezas naturais no caminho
Um dos responsáveis pelo treck machine, Celso Weber relata que a realização do pedal MTB foi solicitada pelos organizadores da Festa do Colono. “Será uma oportunidade para divulgar o município, além de trazer pessoas para a festa.”
Weber destaca as belezas naturais no caminho. “Vamos passar próximo a propriedades rurais, matas e chegar ao topo do morro de onde podemos ver toda a vila do Sampainho.”
O percurso começa com a subida até a comunidade de Chapadão. Após, desce por estradas e trilhas até Sampainho. Vai para Arroio Alegre, um dos pontos mais desafiadores do trajeto devido à descida com curvas.
Depois, os participantes chegam à margem esquerda do Arroio Sampaio e contornam até chegar na saída antes da sociedade Progresso. O percurso passa ainda pelo antigo Salão Quinot, na Picada Maehler, segue até a fábrica abandonada e retorna ao clube Cruzeiro.