As obras de pavimentação aguardadas faz pelos menos duas décadas pelos moradores de Linha Geraldo iniciaram neste mês. Orçada em R$ 2,9 milhões, inclui pavimentação, drenagem e sinalização da via.
Vencedora da licitação, a empresa Compasul asfaltará quatro quilômetros, entre a estrada Otto Osterkamp, em direção à ERS-129. Os recursos são provenientes do Badesul.
De acordo com a administração municipal, a pavimentação era uma das metas para o fortalecimento do setor rural. Segundo ela, o asfaltamento melhora as condições para o escoamento da produção de leite, suínos e frangos das agroindústrias localizadas na comunidade. O setor primário é responsável por 29% da arrecadação municipal.
Em 2012, agricultores incomodados com a poeira protestaram usando placas em frente às casas com os dizeres “Sem asfalto, sem voto.” Em breve devem iniciar as obras no distrito de Arroio do Ouro, em uma extensão de três quilômetros.
A estrada, que faz a ligação entre Estrela e Bom Retiro do Sul, é uma das principais vias de escoamento da produção daquela região. O asfalto é reivindicado faz mais de 30 anos. O projeto está em fase de elaboração.
[bloco 1]
Mais qualidade de vida
Enquanto as máquinas trabalham no preparo da base e na limpeza das valetas para posterior colocação da camada asfáltica, o pedreiro Leandro Lenhart, 32, agiliza o cercamento da residência. “Será o fim da poeira e do barro. Até pensamos em vender, mas agora com o asfalto vamos ficar.”
Ele destaca a valorização do imóvel. “Paguei R$ 85 mil pela área. Hoje vale o dobro”, comemora. Ressalta a melhora na qualidade de vida e no escoamento da produção de suínos, leite, aves e grãos, principais atividades econômicas da localidade.
A dona de casa Odete Larsen, 52, e o companheiro Laurício Kern, 43, também comemoram. Enquanto aguardam pelo asfaltamento, organizam o jardim e planejam melhorias na casa.
As promessas de executar a melhoria eram renovadas há pelos menos cinco eleições, no entanto, nunca chegaram a ser iniciadas. “Conseguiremos reformar e pintar a casa após a finalização dos serviços”, destaca Odete.