Fiéis celebram padroeiro dos colonos e motoristas

Vale do Taquari

Fiéis celebram padroeiro dos colonos e motoristas

Homenagem a São Cristóvão teve missas, desfiles, tratoraço, jogos e bailes. Em Teutônia, leilão do santo mobilizou empresários. Programação integra comunidades católicas pela região

Fiéis celebram padroeiro dos colonos e motoristas
Vale do Taquari

O padroeiro dos motoristas e dos colonos, São Cristóvão, foi homenageado pelo Vale. Em Teutônia, a Comunidade Católica Nossa Senhora do Rosário, de Canabarro, promoveu a 19ª festa

As festividades iniciaram com missa campal no posto de combustíveis Canteiros, às margens da Via Láctea. A apresentação do grupo musical e a presença dos santos vivos foram atrativos.

O leilão para condução do São Cristóvão no desfile do próximo ano arrecadou R$ 2,6 mil. A atividade é tradicional e neste ano Mildo Antônio Pereira da Costa, 61, arrematou a oportunidade de atrair mais proteção e prosperidade aos negócios. Proprietário da Madeireira e Serraria Travessão, em atividade na cidade faz 11 anos, tem frota de seis veículos.

Segundo da Costa, hoje o tipo de negócios exige mais pressa. Para atender a demanda e garantir segurança, aposta no misto entre fé e cautela. As empresas trabalham com pouco estoque, exigindo que as entregas sejam realizadas com rapidez.

Para evitar acidentes ou problemas nas estradas, ele orienta os funcionários. “Sempre digo para não terem pressa. Peço para saírem antes, irem com calma e não fazerem loucuras nas estradas”. Além do direito de conduzir a imagem de São Cristóvão em 2017, o empresário foi agraciado com uma réplica do padroeiro.

Depois do leilão, os veículos foram abençoados em frente ao pavilhão da comunidade. Ao meio-dia foi servido almoço, seguido de apresentação com a banda Alma Nova.

O STR, com sede na cidade e extensão de base em Westfália, realizou programação especial aos colonos. Ontem de manhã, houve desfile pelas ruas do bairro Languiru, mostrando a importância da atividade rural e dos colonizadores alemães. Ao meio-dia foi servido almoço em frente à sede do STR. O trânsito foi interrompido e houve feira e integração entre os produtores.

Tratoraço  marca festa

Em Mato Leitão, a Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv) sediou no fim de semana a 22ª Festa do Colono Imigrante. O ponto alto ocorreu no domingo, com desfile temático e “tratoraço” pelas ruas centrais. À tarde, houve baile.

Em Santa Clara do Sul, foi realizada missa e desfile pelas ruas centrais, culminando com almoço no salão paroquial. A programação foi organizada pela STR. Em Cruzeiro do Sul, a entidade realizou a festa anual do associado ontem, na sede do Tamoio, em Linha Sítio. Conforme o presidente Marcos Antonio Henrichsen, além de homenagear os colonos, o evento busca integrar o quadro social. A troca de sementes crioulas foi um dos atrativos.

Em Colinas, as festividades também ocorreram ontem com desfile, missa, teatro, almoço, sorteio de prêmios, gincana e brincadeiras, na comunidade de Santo Antônio.

A paróquia São Cristóvão, de Lajeado, realizou no domingo a 48ª Festa dos Motoristas. As comemorações iniciaram com missa e bênção das chaves, desfile pelas ruas centrais. Após, houve almoço, escolha da rainha e do rei dos motoristas e baile.

Destaques recebem troféu

As festividades do Dia do Colono e Motorista marcaram também os 53 anos do STR, em Estrela. Após o desfile, as atividades seguiram no Centro Comunitário Cristo Rei. Entre os destaques, esteve a entrega do Troféu Frontino Caye, primeiro presidente da entidade.

No setor leiteiro, a produtora Carline Ehrenbrink, da São Jacó, recebeu o troféu. Na suinocultura, o casal Roseli Inês e Elgidio José Sulzbach, da Linha Lenz, foi homenageado. Na categoria jovem rural, foi escolhida Aline Inês Sulzbach, do distrito de Glória. Na avicultura, foi agraciado o casal Adriano André e Raquel Antunes Blume, da São Jacó. O aposentado rural escolhido foi Arlindo Erno Lohmann, da Geralda Alta. O casal Pedro Reinaldo e Irma Lori Lenhard, da São Jacó, foi premiado na categoria agroindústria familiar. Anísio Antonio Stein foi escolhido o motorista destaque.

A festa encerrou com baile animado pela banda Os Colonos, de Santa Cruz do Sul.

Colono Alemão

O EC Cruzeiro de Nova Santa Cruz, Santa Clara do Sul, realiza a 35ª edição da Festa do Colono Alemão nos dias 30 e 31. O evento inicia no sábado, com os torneios de bolão de mesa, canastra e schof kopp, às 13h. A programação segue no domingo, com alvorada festiva, às 8h; recepção, às 10h; chimarreada com Erva Ximango, às 10h; e concursos de plantar e debulhar milho e de trupm sege, às 10h45min. O almoço será servido às 11h30min. Depois, o evento terá as presenças do dossmann e da dossfrau e apresentação do boneco João Catavento (Sicredi).

Na sequência, ocorre apresentação da Orquestra de Travesseiro, às 13h30min; concurso da valsa, às 14h30min; e show da Banda Os Hermanos, às 15h. Também no domingo, ocorrem feiras colonial e da saúde, além do Pedal MTB, com recepção às 7h30min e largada às 8h30min. A inscrição é gratuita. Mais informações pelo 9712-4906, com Celso.

Acompanhe
nossas
redes sociais