Pela segunda vez, homem de 50 anos é atropelado pelo trem. O episódio aconteceu por volta das 20h30min de sábado, em Canabarro. Segundo a Brigada Militar, ele apresentava sinais de embriaguez e dormia sobre a via férrea. Em estado grave, foi encaminhado ao Hospital de Canoas, onde segue internado. Em 2014, o homem teve a mão esquerda amputada.
A ferrovia cruza a cidade pelo bairro Canabarro até o Alesgut. Pontos próximos ao Loteamento 8, Vila Esperança são os mais utilizados como rota alternativa para ônibus escolares, carros e pedestres. Ao longo do percurso, existem placas de orientação.
Conforme a assessoria de imprensa da Rumo Logística, o maquinista acionou todos os procedimentos de emergência, mas não conseguiu parar a tempo, já que o trem precisa de até 500 metros para parar completamente após o acionamento dos freios.
A empresa acrescenta que a instalação de cancelas é executada de acordo com estudos realizados individualmente em cada passagem de nível, que determinam se há necessidade do dispositivo naquele ponto. As cancelas não são consideradas uma forma de sinalização totalmente segura.
De acordo com o Código de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, sendo obrigatório que os veículos parem e se certifiquem de que não há trens se aproximando antes de efetuar o cruzamento. Atravessar uma passagem de nível sem antes parar é infração gravíssima, sujeita à multa e perda de pontos na carteira.
Segundo o Regulamento dos Transportes Ferroviários, a manutenção das passagens de nível implantadas nos cruzamentos da via-férrea é de responsabilidade do município. A implantação e renovação de placas também é obrigação do Executivo da cidade.
Outros casos na região
Acidentes na ferrovia são pouco recorrentes. Mas, quando registrados, costumam gerar danos graves às vítimas. Antes da ocorrência desse sábado, o último caso verificado no Vale do Taquari aconteceu em maio de 2013, na localidade de Linha Sete de Setembro, em Roca Sales.
Por volta das 19h30min de um sábado, três amigos voltavam de carro de uma partida de futebol amador. Ao tentar cruzar os trilhos da ferrovia, na rua José Brock, um dos principais acessos ao bairro, o veículo foi atingido pelo trem, causando sérias lesões nos ocupantes.
Só naquela cidade são cinco cruzamentos rodoferroviários. Em todos, a sinalização é precária. No mesmo local do acidente registrado em 2013, por exemplo, outro veículo foi atingido próximo ao meio-dia por um trem, em 2011. No carro, estavam pai e filho. Por sorte, não sofreram ferimentos graves.
Já em 2001, também no cruzamento da Linha Sete de Setembro, um morador de Roca Sales teve a perna direita amputada após ser atropelado por um trem. Por volta da meia-noite, a vítima voltava para casa caminhando sobres os trilhos quando foi atingido.