Associação apresenta ideia de criar calçadão

Santa Clara do Sul

Associação apresenta ideia de criar calçadão

Acisc debate proposta com os pré-candidatos

Associação apresenta ideia de criar calçadão
Vale do Taquari

A colocação de uma camada asfáltica sobre 450 metros da avenida 28 de Maio, no centro, é indicada por comerciantes como uma forma de modernização da via. O material cobre parte da pavimentação de paralelipípedo, instalada ainda antes da emancipação do município. Ao todo, o serviço custou cerca de R$ 254,2 mil, entre emenda parlamentar e contrapartida.

O asfalto e a base tem 4 centímetros e foi colocado entre as ruas Otmar Jacob Ely e Capitão Nicolau Klein. Além dele, foi executada melhoria na tubulação. Antes da finalização do serviço, o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acisc), João Bento Schnoor, debateu com pré-candidatos alternativas para facilitar o fluxo de pedestres e facilitar o estacionamento na avenida. A tendência, segundo ele, é da criação de um calçadão na área central e mudanças no trânsito.

Entre elas, está a restrição do fluxo de caminhões na avenida. Eles seriam desviados para vias paralelas. Outra alteração seria no modelo de estacionamento. A alteração das vagas para o sentido oblíquo, afirma, é uma tentativa de gerar mais vagas na área central.

Apesar do serviço não beneficiar os pontos considerados pelo presidente de maior circulação comercial, ele classifica a nova pavimentação como positiva. Segundo ele, mesmo às vésperas de um processo eleitoral, o projeto é importante para o município. “Vai ajudar no embelezamento da cidade e na movimentação no comércio.”

Recepção na comunidade

Para a comerciante Maria Jung, 69, as alterações no trânsito antecipam problemas para os motoristas e comerciantes do centro. De acordo com ela, a disponibilidade de vias alternativas reduz possíveis impactos da medida e deve ajudar na preservação da camada asfáltica. “Para nós os caminhões não chegam a atrapalhar, mas reduzem a durabilidade.”

As alterações, afirma, já haviam sido debatidas entre os comerciantes da via. Ela mantém uma lanchonete na avenida faz 15 anos e já morava no entorno antes da emancipação do município. Maria destaca o desenvolvimento gerado com a pavimentação. Segundo ela, o serviço favorece a circulação pelo centro.

Assim como ela, o motorista Cláudio Mattos, 42, aprovou a novidade. Morador de Conventos, em Lajeado, ele tem familiares no município e costuma circular pelo trecho. “Ficou mais bonito e mais prático. Antes, tinha muito buraco”, resumiu.

Acompanhe
nossas
redes sociais