Dois redutores de velocidade foram retirados da rua Ruben Feldens, na Vila Zwirtes. A remoção foi feita pelo Executivo e segue orientação do Ministério Público. A instalação foi considerada irregular.
Segundo o secretário da Administração e Finanças, Leandro Johner, tudo iniciou a partir de uma denúncia por parte de um servidor público, alegando que o material colocado no local não estaria em acordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“Nós entendemos que o material está de acordo. O MP acatou a denúncia e orientou a retirada. Coube ao município seguir.” Conforme o secretário, a Administração faz um estudo de viabilidade para a instalação de dois quebra-molas no local.
Os equipamentos haviam sido instalados a 200 metros da escola de Educação Infantil no fim do mês de março depois de um apelo da comunidade. A adoção de medidas é uma demanda de anos da população.
O Conselho de Pais e Mestres da escola infantil protocolou dois abaixo-assinados solicitando mais segurança no local. Um em 2012 e outro em 2014.
Estopim
No fim do mês de março, depois da morte da menina Neyla Karlana, 4, os moradores protestaram exigindo a implantação de seis tachões na rua. Os pontos reivindicados ficam em frente à escola, estabelecimentos comerciais e travessas.
A partir da manifestação, o governo municipal instalou tachões em dois pontos do trecho e dois redutores de velocidade. Os acidentes na via eram constantes. Na mesma semana em que a menina foi atropelada, outras duas colisões aconteceram na mesma rua. A via liga o município a Lajeado e tem tráfego intenso de veículos.