Saída de Altmann muda cenário eleitoral na cidade

Teutônia

Saída de Altmann muda cenário eleitoral na cidade

A disputa eleitoral de Teutônia tem três pré-candidatos cogitados à majoritária. O cenário pode ganhar outro contexto até as convenções. Cinco partidos que integravam a base governista (PT, DEM, PRB, PSD e PSB) deixaram a aliança logo após o prefeito,…

Saída de Altmann muda cenário eleitoral na cidade
Teutônia

A disputa eleitoral de Teutônia tem três pré-candidatos cogitados à majoritária. O cenário pode ganhar outro contexto até as convenções. Cinco partidos que integravam a base governista (PT, DEM, PRB, PSD e PSB) deixaram a aliança logo após o prefeito, Renato Airton Altmann, se desfiliar do PP. A partir disso, analisam diferentes conjunturas.

Evandro Biondo (PMDB), Dinarte Brandão (PDT) e Jonathan Bröenstrup (PSDB) são os nomes cotados para liderar as três chapas.

O PP deve manter a aliança com os peemedebistas e apoiar o atual vice-prefeito, Evandro Biondo (PMDB), como pré-candidato a prefeito. As duas siglas estão juntas faz oito anos e no comando da administração municipal. Conforme o presidente do PP, Gilberto Frigo, a progressista Mariane Scherer é a indicada para ocupar a vaga de vice. O grupo conta com o apoio do PPS e do PCdoB.

Para o presidente do PMDB, Pedro Hartmann, o grupo está aberto para diálogo com outras legendas. Segundo ele, ainda não está decidido como os quatro partidos se articularão na coligação para proporcional. O principal imbróglio é o número de mulheres necessário. A convenção ocorre neste sábado, 23, às 10h, no Ginásio Martin Luther.

A segunda aliança é indicada pelo PDT. O pré-candidato a prefeito é o empresário Dinarte Brandão. Para vice, a agricultora Sandra Tiggemann (PDT). Na última eleição, concorreu á vereadora e somou 600 votos. O PT e o PTB apoiam as indicações. Desses partidos, o PT rompeu com a base governista.

O presidente do PDT, Silmar Lauersen, informa que também está em tratativas uma aliança com o PSB e com o PRB. “A definição ocorre até a próxima semana.” Existe, ainda, a possibilidade de o DEM apoiar o grupo. A aliança trabalhista não tem data definida para convenção.

O PSDB articula apoio do PSD e, também, está em tratativas com DEM. O pré-candidato tucano é Jonathan Bröenstrup (PSDB). O nome do vice ainda é indefinido. Segundo o presidente do PSDB, Alexandre Peters, se fortalece o nome do vereador Valdir Amaral (PSD). A decisão ocorre em duas semanas. O grupo realiza convenção no dia 31, às 10h, no Parque Ipê, no bairro Canabarro.

Indeciso

Dentre os dissidentes do governo de Teutônia, o democratas ainda avalia se apoia o PDT ou PSDB. Conforme o presidente do partido, Ivandro Rosa, a sigla trabalha na organização da nominata para disputar as vagas do Legislativo e não lança nomes para majoritária. “Estamos conversando com ambos os lados para alinharmos proposta.”

Acompanhe
nossas
redes sociais