As articulações partidárias para o processo eleitoral de outubro ganham forma quase precisa na região. Marques de Souza e Travesseiro já têm os nomes das coligações que disputam o Executivo. Na próxima semana, os dois municípios realizam convenções, quando oficializam os pré-candidatos.
Em Coqueiro Baixo, houve a possibilidade de chapa única. Descartada depois que o PP apresentou postulantes para a disputa.
A base governista tem pré-candidato para majoritária, mas ainda analisa quem ocupa a vaga de vice. O trabalhista, Gumercindo Zambiazi, lamenta a inviabilização de consenso.
Para ele, a intransigência, resquícios de episódios do passado e alguns agentes ideológicos atrapalham a união que deveria ser adotada para governar a comunidade.
Marques de Souza
A chapa governista formada pelo PP, PMDB e PSB aposta no progressista e ex-prefeito, Gelcy Arendt, como pré-candidato. Para vice da chapa, o PMDB indicou o enfermeiro Edgar Kassner. A convenção ocorre na sexta-feira, 22, na câmara de vereadores.
O presidente do PP, Rubens Heineck, disse que algumas articulações ainda precisam ser definidas, em relação à aliança na proporcional. Conforme ele, até agora, apenas o PMDB e PSB estarão coligados para disputar as cadeiras do Legislativo com 15 candidatos. O PP deve colocar 11. Ele diz que ainda há a possibilidade de os três partidos formarem coalizão para o Legislativo.
A coligação adversária consolidada pelo PTB, PT e PDT e indicou Edimilson Dörr (PTB) para cabeça de chapa. O petista Lucas Stoll é o vice. O grupo conta com o apoio do PDT.
De acordo com o assessor jurídico da aliança, Darci Gross, a definição foi estabelecida depois de um “amplo e consolidado diálogo”. A convenção ocorre na quinta-feira, 21, na câmara de vereadores, quando também irão referendar um resumo do Plano de Governo. Os três partidos também estão aliados na proporcional. Darci afirma que o objetivo é apresentar pelo menos 18 candidatos para disputar as nove cadeiras do Legislativo.
Travesseiro
A articulação dos situacionistas, composta pelo PMDB, PP, e PTB, apresentou o nome de Ariberto Quinot como pré-candidato. Ele é do PMDB.
O presidente da legenda, Gilmar Southier, afirma que ainda não está definido quem ocupa a vaga de vice. Eles escolhem durante a convenção, que ocorre dia 30, na câmara de vereadores, entre o ex-secretário da Agricultura, Ildo Godoy (PTB), e o vereador Tiago Weizenmann (PP). Os três partidos analisam se formam aliança na proporcional. O PMDB terá oito candidatos. PP e PTB, juntos, terão entre 13 e 14.
Na majoritária, a chapa de oposição formada pelo PSB e PT definiram o socialista Genésio Hofstetter como pré-candidato. O indicado a vice é o petista Sérgio Nied. A convenção da aliança também ocorre no dia 30, das 9h às 14h. De acordo com o presidente do diretório do PSB, Adriano Steffler, os dois nomes estão consolidados e o quadro não sofrerá alterações até o dia da convenção. Ele afirma que na proporcional os dois partidos também estarão unidos e terão 18 candidatos.
Coqueiro Baixo
O PP apresentou o ex-secretário de Saúde e ex-vereador Flávio Conte. O vice é o agricultor Irineu Rizzi, presidente da legenda.
O PSDB ainda se reúne para discutir o posicionamento, mas, de acordo com o ex-presidente tucano, Nestor Zambiasi, há uma forte tendência que o partido apoie os progressistas. Rizzi afirma que uma reunião entre as siglas ocorre, em breve, para amarrar a articulação.
Os governistas PMDB e PDT manterão a união e formam coalizão para permanecer no governo. De acordo com o presidente do PDT, Gumercindo Zambiasi, o peemedebista Jocimar Valer é o pré-candidato à majoritária.
Para vice, o grupo analisa entre os nomes de Valmor Salvi e Sandra Caumo, ambos do PMDB. Parte do grupo se reúne com líderes de Porto Alegre para definir quando será realizada a convenção. Na proporcional, as legendas devem apresentar 12 candidatos.
Sério
A possibilidade de consenso está descartada e a cidade contará com duas chapas. A oposição composta pelo PDT e PP decide até segunda-feira os pré-candidatos para o Executivo.
Segundo o presidente do PDT, Moacir Rodrigues, a possibilidade de chapa única foi abordada, mas os partidos avaliaram que não seria uma opção adequada por “alguns grupos não cederem”. A aliança terá cerca de 15 candidatos para proporcional. A convenção ocorre dia 30 no CTG, às 9h30min.
O prefeito Elir Antonio Sartori (PMDB) busca a reeleição. De acordo com o presidente da legenda, Adriano Bergman, o quadro será definido só no dia 30, quando ocorre a convenção. “Por enquanto apenas estamos dialogando”. O nome do vice não está definido. A convenção ocorre, também, no dia 30 no Salão Paroquial, às 10h. A tendência é que as siglas, da base governista, façam parte da coligação.