A direção nacional da BRF nega ter suspenso as negociações salariais de 2016. Em nota, a empresa confirma a remarcação do encontro com líderes sindicais para quinta-feira, 21. Essa reunião ainda carece de confirmação por parte do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação em Geral de Lajeado e Região (Stial).
Por ora, o presidente do Stial, Adão Gossmann, afirma que a classe rechaça a proposta de 5,75% de reajuste, retroativo a maio, com mais 0,5% em janeiro. Essa foi a última proposta apresentada pela direção da BRF aos funcionários.
A data-base da categoria é 1º de maio. Os demais segmentos acordam com índice da inflação – 9,83%. Segundo Gossmann, os funcionários não descartam a paralisação das atividades caso não sejam aceitas as condições oferecidas pela classe. Na terça-feira da semana passada, houve um início de movimento nas proximidades da fábrica, instalada na rua Carlos Spohr Filho.
O sindicato realizou a assembleia no dia 1º. No encontro, foi votada a proposta de reajuste salarial do segmento alimentação. Participaram dezenas de trabalhadores do segmento alimentação, que envolve, entre outros, balas, doces, bebidas e panificadoras.
Nota na íntegra
A BRF informa que as negociações para o Acordo Coletivo 2016/17 estão em andamento, contradizendo rumores sobre uma possível paralisação nesse processo.
A Comissão de Negociação da BRF, antecipadamente, contatou o sindicato e solicitou apenas uma alteração de data para conciliar a agenda de todos os envolvidos. A companhia, nesse momento, aguarda a confirmação da entidade sindical.
Férias coletivas na segunda-feira
A direção da BRF nacional confirma férias coletivas entre os dias 18 e 31 para a linha de produção de aves da fábrica em Lajeado. Pelo menos 1,2 mil funcionários serão atingidos pela medida e, segundo nota encaminhada pela empresa, todos voltam na primeira semana de agosto. Já as atividades administrativas e abate de suínos funcionam normalmente no período.