Siglas iniciam definições às majoritárias

Vale do Taquari

Siglas iniciam definições às majoritárias

Marques de Souza,Travesseiro e Coqueiro Baixo apresentam os pré-candidatos

Vale do Taquari

As articulações partidárias para o processo eleitoral de outubro ganham forma quase precisa na região. Marques de Souza e Travesseiro já têm os nomes das coligações que disputam o Executivo. Na próxima semana, os dois municípios realizam convenções, quando oficializam os pré-candidatos.

Em Coqueiro Baixo, houve a possibilidade de chapa única. Descartada depois que o PP apresentou postulantes para a disputa.

A base governista tem pré-candidato para majoritária, mas ainda analisa quem ocupa a vaga de vice. O trabalhista, Gumercindo Zambiazi, lamenta a inviabilização de consenso.

Para ele, a intransigência, resquícios de episódios do passado e alguns agentes ideológicos atrapalham a união que deveria ser adotada para governar a comunidade.

Marques de Souza

A chapa governista formada pelo PP, PMDB e PSB aposta no progressista e ex-prefeito, Gelcy Arendt, como pré-candidato. Para vice da chapa, o PMDB indicou o enfermeiro Edgar Kassner. A convenção ocorre na sexta-feira, 22, na câmara de vereadores.

O presidente do PP, Rubens Heineck, disse que algumas articulações ainda precisam ser definidas, em relação à aliança na proporcional. Conforme ele, até agora, apenas o PMDB e PSB estarão coligados para disputar as cadeiras do Legislativo com 15 candidatos. O PP deve colocar 11. Ele diz que ainda há a possibilidade de os três partidos formarem coalizão para o Legislativo.

A coligação adversária consolidada pelo PTB, PT e PDT e indicou Edimilson Dörr (PTB) para cabeça de chapa. O petista Lucas Stoll é o vice. O grupo conta com o apoio do PDT.

De acordo com o assessor jurídico da aliança, Darci Gross, a definição foi estabelecida depois de um “amplo e consolidado diálogo”. A convenção ocorre na quinta-feira, 21, na câmara de vereadores, quando também irão referendar um resumo do Plano de Governo. Os três partidos também estão aliados na proporcional. Darci afirma que o objetivo é apresentar pelo menos 18 candidatos para disputar as nove cadeiras do Legislativo.

Travesseiro. Ariberto Quinot foi lançado como pré-candidato. Pela oposição, Genésio Hofstetter é o nome à majoritária

Travesseiro. Ariberto Quinot foi lançado como pré-candidato. Pela oposição, Genésio Hofstetter é o nome à majoritária

Travesseiro

A articulação dos situacionistas, composta pelo PMDB, PP, e PTB, apresentou o nome de Ariberto Quinot como pré-candidato. Ele é do PMDB.

O presidente da legenda, Gilmar Southier, afirma que ainda não está definido quem ocupa a vaga de vice. Eles escolhem durante a convenção, que ocorre dia 30, na câmara de vereadores, entre o ex-secretário da Agricultura, Ildo Godoy (PTB), e o vereador Tiago Weizenmann (PP). Os três partidos analisam se formam aliança na proporcional. O PMDB terá oito candidatos. PP e PTB, juntos, terão entre 13 e 14.

Na majoritária, a chapa de oposição formada pelo PSB e PT definiram o socialista Genésio Hofstetter como pré-candidato. O indicado a vice é o petista Sérgio Nied. A convenção da aliança também ocorre no dia 30, das 9h às 14h. De acordo com o presidente do diretório do PSB, Adriano Steffler, os dois nomes estão consolidados e o quadro não sofrerá alterações até o dia da convenção. Ele afirma que na proporcional os dois partidos também estarão unidos e terão 18 candidatos.

Coqueiro Baixo

O PP apresentou o ex-secretário de Saúde e ex-vereador Flávio Conte. O vice é o agricultor Irineu Rizzi, presidente da legenda.

O PSDB ainda se reúne para discutir o posicionamento, mas, de acordo com o ex-presidente tucano, Nestor Zambiasi, há uma forte tendência que o partido apoie os progressistas. Rizzi afirma que uma reunião entre as siglas ocorre, em breve, para amarrar a articulação.

Os governistas PMDB e PDT manterão a união e formam coalizão para permanecer no governo. De acordo com o presidente do PDT, Gumercindo Zambiasi, o peemedebista Jocimar Valer é o pré-candidato à majoritária.

Para vice, o grupo analisa entre os nomes de Valmor Salvi e Sandra Caumo, ambos do PMDB. Parte do grupo se reúne com líderes de Porto Alegre para definir quando será realizada a convenção. Na proporcional, as legendas devem apresentar 12 candidatos.

Coqueiro Baixo. Flávio Conte deve compor chapa com Irineu Rizzi. Jocimar Valer foi definido como candidato. Coligação estuda nome do vice

Coqueiro Baixo. Flávio Conte deve compor chapa com Irineu Rizzi. Jocimar Valer foi definido como candidato. Coligação estuda nome do vice

Sério

A possibilidade de consenso está descartada e a cidade contará com duas chapas. A oposição composta pelo PDT e PP decide até segunda-feira os pré-candidatos para o Executivo.

Segundo o presidente do PDT, Moacir Rodrigues, a possibilidade de chapa única foi abordada, mas os partidos avaliaram que não seria uma opção adequada por “alguns grupos não cederem”. A aliança terá cerca de 15 candidatos para proporcional. A convenção ocorre dia 30 no CTG, às 9h30min.

O prefeito Elir Antonio Sartori (PMDB) busca a reeleição. De acordo com o presidente da legenda, Adriano Bergman, o quadro será definido só no dia 30, quando ocorre a convenção. “Por enquanto apenas estamos dialogando”. O nome do vice não está definido. A convenção ocorre, também, no dia 30 no Salão Paroquial, às 10h. A tendência é que as siglas, da base governista, façam parte da coligação.

Acompanhe
nossas
redes sociais