Depois de ficar com a segunda colocação na temporada passada, o Internacional conquistou pela primeira vez o título municipal na categoria titular. A taça veio após empate em 2 a 2 com o União Carneiros, fora de casa.
Mesmo com a vantagem do empate, o Internacional começou pressionando o União Carneiros e aos 15 minutos abriu o marcador. Luís Fernando foi derrubado por Medonho dentro da área. O pênalti foi convertido por Nego.
Minutos depois, Tiaguinho Nyland empatou o jogo, mas o auxiliar Gerson Getúlio dos Santos marcou impedimento. A pressão pelo empate continuou e, aos 43 minutos, Mateus Taffarel acertou o travessão.
Precisando marcar dois gols para levar a decisão do título aos pênaltis, Sírio Pereira Duarte promoveu mudanças no intervalo. As substituições surtiram efeito e, aos 20 minutos da segunda etapa, Ruimar Kunzel sofreu pênalti. Ele bateu e empatou o jogo. Três minutos depois, contra-ataque do Internacional. Joe Dutra tocou para Nego, que chutou na saída do goleiro Schimitão. Aos 36 minutos, Mateus Taffarel bateu escanteio. Paulinho Pereira tentou cortar e deu contra o próprio patrimônio. Após o gol, o União Carneiros partiu em busca do gol que levaria a decisão para as penalidades, mas todas as tentativas pararam no goleiro Janilson Abdala, o “Gordo”.
Para o treinador Buia Couto, o título coroa toda a luta para não deixar o clube ficar parado. “É bom demais dar essa alegria para um bairro tão carente e tão apaixonado por futebol como o nosso.”
União Campestre goleia e conquista título aspirante
Precisando vencer para levar a decisão do título aos pênaltis, o Internacional abriu o marcador aos 28 minutos da primeira etapa. Fabinho cruzou, o goleiro Kléber Boaria saiu mal e a bola ficou para Djaiminho, que tocou de cabeça por cima do arqueiro.
No intervalo, Gustavo Zanatta, o “Mão”, mexeu no time e as trocas surtiram efeito. Aos 5 minutos, Jonas Valandro empatou o jogo para o União Campestre. Pouco depois, Lucas Souza aproveitou rebote de Elisson Morais e virou o jogo. Aos 25 minutos, João Moura se livrou de marcação e chutou no canto de Morais. União Campestre 3 a 1. Aos 38 minutos, Dandan fez o quarto e último gol do Campestre.
Elencos campeões
Internacional: Janilson Adbala, Elemar Silveira, Luís Fernando Monteiro, Paulinho Pereira, Andrion Couto, Gui Pereira, Joe Dutra, Douglas Santos, Luís Carlos, Sílvio Peralta, Frederico Grave. Gabriel Trindade, Elisson Moraes, Ismael Alberton, Diego da Rosa, Sirineu José, Fábio Weizenmann e Claudiomiro Marques.
União Campestre: Kléber Boaria, Claiton, Dandan, Emerson, Jader, Grafite, Ericson, Jéfi, João Moura, Jonas Valandro, Jordan, Josiel, Júnior, Lucas Souza, Marcelo, Marlon Budchen, Marlon Henrique, Ramon, Robinho, Vini, Weslei e Lucas Bauer.
Campanha
Aspirante
União Campestre 3 x 0 Minuano
União Campestre 5 x 2 Guarani
União Campestre 4 x 0 Estudiantes
União Campestre 3 x 2 Olarias
União Campestre 5 x 0 Delfino Costa
União Campestre 2 x 3 União de Carneiros
União Campestre 2 x 2 Internacional
União Campestre 1 x 0 Guarani
União Campestre 2 x 1 Guarani
União Campestre 3 x 1 União Carneiros
União Campestre 1 x 1 União Carneiros
União Campestre 1 x 0 Internacional
União Campestre 4 x 1 Internacional
Titular
Internacional 1 x 3 União de Carneiros
Internacional 2 x 2 Minuano
Internacional 1 x 0 Estudiantes
Internacional 4 x 2 Olarias
Internacional 4 x 1 Delfino Costa
Internacional 1 x 2 União Campestre
Internacional 2 x 0 Estudiantes
Internacional 2 x 1 Estudiantes
Internacional 1 x 0 União de Carneiros
Internacional 2 x 2 União de Carneiros