Verificar se há pendências financeiras registradas no CPF e renegociar as dívidas atrasadas com os credores. Essas são duas ações possíveis de serem feitas com o “SerasaConsumidor”. O aplicativo gratuito foi lançado pela empresa na sexta-feira passada.
Para ter acesso ao serviço, o interessado deve entrar no www.serasaconsumidor.com.br, fazer o cadastro ou inserir o e-mail e senha, caso já tenha se registrado. Para garantir que apenas o próprio consumidor tenha acesso às informações, após o cadastro, será necessário passar por um processo de autenticação.
O usuário terá informações sobre os credores como telefone, endereço e o valor atual do débito atrasado. Ele pode renegociar a dívida diretamente com a empresa pelo Limpa Nome Online
Para a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, o aplicativo permite ao cidadão consultar e regularizar as pendências financeiras “no ambiente digital, com toda comodidade e segurança”.
Entre outros serviços gratuitos encontrados no site do SerasaConsumidor, é possível fazer a abertura do Cadastro Positivo. Essa ferramenta reúne informações sobre o histórico de pagamento do usuário e mede a pontualidade de quitação das parcelas vencidas, além de avaliar o risco de superendividamento.
Também é possível fazer o alerta de documentos e cheques roubados. O registro gratuito na Serasa ajuda a reduzir o risco de fraudes e evitar a utilização de dados pessoais por golpistas. Mais informações no www.serasaconsumidor.com.br.
Benefícios
O técnico em Informática Vinícios Zanchettin realça a importância do aplicativo para informar o usuário de possíveis débitos. Zachettin relata que, em 2014, ele e a mulher tiveram o financiamento do apartamento suspenso por causa de uma dívida de R$ 14 com uma empresa de telefonia. “Nós nunca usamos o serviço e nem sabíamos da despesa.”
Para o auxiliar de serviços gerais, Paulo da Silva, o aplicativo pode facilitar o controle das contas. “Com tantas facilidades para parcelar as coisas, não é difícil se esquecer de pagar algo”, percebe.
Famílias Inadimplentes
Pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em março, aponta que 23,5% dos consumidores brasileiros estão inadimplentes. A parcela das famílias com dívidas chega a 60,3% no país.
A maior parte das dívidas é com cartão de crédito (77,3%). Também são instrumentos importantes de endividamento das famílias os carnês (16,7%), os financiamentos de carro (12%) e os créditos pessoais (10,8%). Em média, o tempo de atraso do pagamento das dívidas é de 62,6 dias.