Olimpíadas inspiram feiras do livro

Vale do Taquari

Olimpíadas inspiram feiras do livro

Santa Clara do Sul e Mato Leitão aproveitam clima olímpico para incentivar leitura

Olimpíadas inspiram feiras do livro

Organizadores de feiras dos livros de municípios da região aproveitam os Jogos Olímpicos para envolver estudantes nas programações locais. Em Santa Clara do Sul, a 15ª Feira do Livro vai até a tarde deste sábado no Clube Centro de Reservistas. Outros três municípios organizam eventos do gênero no mês de agosto.

Em Santa Clara do Sul, o evento que iniciou na quinta-feira, 7, tem como tema “Leitor de ouro”. Segundo o secretário de Educação Leonardo Braun, a escolha foi uma forma de reforçar a importância da leitura. “A ideia é que nossos alunos criem essa consciência de que merecem uma medalha de ouro por seu hábito de leitura. É um incentivo.”

[bloco 2]

De acordo com Braun, em junho, as escolas incentivaram produções envolvendo tanto a leitura quanto os Jogos Olímpicos. Os trabalhos dos cerca de 700 estudantes estão expostos na mostra pedagógica.
Além dos dez mil livros disponibilizados, apresentações teatrais e musicais e palestras atrairam cerca de 1,5 mil visitantes. O evento teve como patrona a escritora, professora e contadora de histórias Marô Barbieri.
Durante a manhã deste sábado, os visitantes podem conhecer os espaços destinados aos livros. Às 14h, ocorre o teatro de bonecos O Desaparecimento do Sol. Também haverá brinquedos infláveis.

Leitura e histórias cantadas

Os encontros com os escritores Leia Cassol, patrona do evento, e Caio Ritter são alguns atrativos da 13ª Feira do Livro de Mato Leitão, entre 11 e 12 de agosto, na Seubv. Além da interação com os autores, com a exibição de histórias cantadas, talentos do município ocupam o palco.
Conforme o secretário de Educação, Diego Konrad, os materiais de divulgação foram inspirados nos Jogos Olímpicos e tiveram ajuda dos estudantes na criação da arte.

[bloco 1]

A paranaense Leia Cassol, radicada em Porto Alegre faz mais de 20 anos, se destaca pelo trabalho de pesquisa sobre o folclore e a cultura gaúcha e sua atuação junto à comunidade escolar. Já recebeu prêmios na Semana Farroupilha, além de destaque como expositora infanto-juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre.
O porto-alegrense Caio Riter é professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira. Já foi patrono da Feira do Livro de Santa Clara do Sul e escreve para o público infantil e juvenil desde 1994.

Acompanhe
nossas
redes sociais