Durante este sábado, há possibilidade de pancadas esparsas de chuva em toda região. Pela manhã, o sol aparece, mas ao longo do dia a massa de ar seco e frio perde força e instabilidades avançam sobre o estado.
Conforme a coordenadora do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, de Lajeado, Carolina Jung Heinen, o amanhecer apresenta temperaturas baixas, com sensação de frio em alguns pontos da região. Já a tarde será amena. A mínima será de 10ºC e a máxima, de 17ºC.
No domingo, essas instabilidades atuam de forma desorganizada sobre o Vale. Em virtude disso, o dia apresenta períodos com a presença do sol, alternados por outros de maior nebulosidade, quando há uma pequena chance de chuva. As primeiras horas do dia apresentam temperaturas amenas. À tarde fica um pouco mais agradável, com termômetros variando entre 12ºC e 21ºC.
[bloco 1]
Para segunda-feira, as condições do tempo pouco mudam e ocorrem períodos de céu encoberto, com pancadas de chuva, intercalados por intervalos de melhoria. As temperaturas apresentam pouco alteração. Essas áreas de instabilidade permanecem bloqueadas na Região Sul pelo menos até a quinta-feira. “Os dias da próxima semana serão uma mescla entre sol, nuvens e pancadas de chuva.”
Finalizar plantio
Com o solo e clima secos, o plantio do trigo ficou estagnado no estado durante a semana. Produtores aguardam a ocorrência de chuvas para finalizar a semeadura do grão.
As lavouras implantadas no mês de maio estão com bom desenvolvimento vegetativo, e as áreas semeadas em junho apresentam emergência parcial, em função da ausência de chuvas adequadas para repor a umidade do solo e permitir a emergência das sementes.
Em desenvolvimento vegetativo, a cultura da cevada apresenta boa densidade de plantas e padrão de lavoura, com bom padrão fitossanitário, sem a presença de pragas e doenças, mas necessitando de chuva para aplicação de nitrogênio em cobertura. Grande parte das lavouras foi instalada nas melhores áreas das propriedades (alta, boa fertilidade e livre de invasoras).