Promover um almoço beneficente foi a forma encontrada por Eder Batista, 37, e Adriana, 33, para custear o tratamento do filho Estevan, 3. Desde o fim de fevereiro, a família se divide entre a rotina de internações hospitalares com Estevan e a atenção ao caçula, Nicolas, de 3 meses.
Estevan está internado faz quase 45 dias em Porto Alegre para as primeiras sessões de quimioterapia. O procedimento será aplicado durante dois anos, antes de um novo exame para avaliar a situação e um possível transplante.
Pai e mãe se revezam no acompanhamento do menino e chegam a fazer oito viagens por mês. Com a rotina, Batista precisou deixar o emprego de mecânico industrial e vendeu o carro para auxiliar no tratamento. Eles também contam com a ajuda dos padrinhos de Estevan e parentes para os cuidados ao caçula.
De acordo com ele, antes de começar a ter crises frequentes de febre, o menino não apresentava sinais da doença. Foram quatro biópsias até os médicos identificarem a leucemia. “Nós não tínhamos um diagnóstico preciso até junho. Foi tudo muito impactante, só tenho a agradecer todo o apoio que temos recebido”, resume Adriana.
Apesar do choque após o diagnóstico, a família espera se adaptar à nova rotina para tentar ajudar outras pessoas com problemas semelhantes.
Uma das possibilidades é organizar nova ação em benefício de entidades ligadas ao tema. “Depois que se passa por isso, começa a ver tudo de forma diferente. Quando tu descobre fica sem chão, mas precisa se manter bem para apoiar quem está ao seu lado.”
[bloco 1]
Reconhecimento
Os pais destacam a mobilização para o evento deste domingo, 10, e as doações recebidas para os filhos. Além de itens como fralda e leite, receberam os alimentos e parte da bebida para o almoço.
A programação ganhou popularidade com a divulgação feita por amigos do casal. Com a grande procura, decidiram organizar o evento no salão da Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida, no bairro das Indústrias, para 200 pessoas. Outros 300 cartões são disponibilizados para buscar o almoço entre 11h30min e 12h30min.
Os cartões custam R$ 15 e as reservas podem ser feitas pelo 9500-4285 ou 8322-5922. Também estão disponíveis no Jornal Nova Geração, na loja Quase Tudo, bairro Boa União, e na locadora Mundo Virtual, no bairro das Indústrias.