Câmara aprova texto sobre obra no presídio

Arroio do Meio

Câmara aprova texto sobre obra no presídio

Município elabora planta de alojamento feminino

Câmara aprova texto sobre obra no presídio
Arroio do Meio

Dois projetos foram aprovados na sessão da câmara dessa quarta-feira. Os vereadores autorizaram proposta do Executivo que prevê a elaboração e aprovação de projeto arquitetônico de um alojamento feminino para o presídio.

De acordo com o diretor substituto da penitenciária, Rogério da Silva Tatsch, a proposta é elaborada pelo Conselho da Comunidade, que ainda busca recursos junto ao Ministério Público e ao Judiciário para a execução.

O objetivo é construir um alojamento com banheiro privativo visando melhorar as condições de trabalho das agentes penitenciárias. Também está prevista uma sala multiuso com sanitário, para uso em reuniões, conferências e palestras.

Os vereadores também aprovaram projeto que autoriza a pavimentação da rua Coronel Adolfo Zimmermann, por meio do sistema comunitário. Pelo projeto, 60% da obra, incluindo material e mão de obra, será custeado pelos moradores e 40% pelo poder público.

A obra inclui trecho da rua que dá acesso a uma área de lazer, no centro. A câmara também autorizou o município a cobrar taxa de contribuição de melhorias dos proprietários que não aderirem ao sistema.

Atuação Comunitária

Formado em 2008, o Conselho da Comunidade de Execuções Penais de Arroio do Meio se notabilizou pelas ações em benefício do presídio. Em 2010, a entidade capitaneou as obras de ampliação da penitenciária, executada em parceria com o Ministério Público e o Judiciário.

Na época, o estabelecimento ganhou 270 metros quadrados a mais, com a construção de uma sala de aula, uma sala de trabalho com banheiro e dois dormitórios para os apenados dos regime semiaberto, com capacidade de 15 presos cada um.

Também foi construído espaço para banho de sol e duas salas administrativas. Parte do serviço foi realizado com mão de obra prisional e empresas locais ajudaram com a doação de materiais. Após as melhorias, o presídio passou a ser considerado modelo no RS.

Acompanhe
nossas
redes sociais