Lei exige faróis sempre ligados nas estradas

País

Lei exige faróis sempre ligados nas estradas

Norma aprovada em maio entra em vigor amanhã. Descumprimento gera multa

Lei exige faróis sempre ligados nas estradas
Brasil

Com a justificativa de reduzir colisões frontais, motoristas devem, a partir de amanhã, manter os faróis ligados mesmo durante o dia. A medida já era obrigatória para motos. Quem descumprir a regra será multado em R$ 85 e perderá quatro pontos na carteira.

A proposta vem sendo bem aceita pelos motoristas, como o servidor público Eloir Miguel Hister. Habilitado para conduzir três tipos de veículos: moto, carro e caminhão, avalia de forma positiva a mudança. “Trará mais segurança e mais visibilidade. O pessoal vai conseguir enxergar bem mais.”

Hister garante já ter tido problemas para enxergar outros veículos na estrada. “Tem muitos carros e caminhões que não andam com os faróis acesos e fica difícil enxergar.”

A lei também é bem avaliada pela operadora de produção Franciele Candido da Silva. Motociclista, ela garante se sentir mais segura com a mudança. “Tem lugares que têm cerração, a gente não vê direito. É bom, consigo ver melhor e de longe os veículos.”

Para não ter problemas com a nova legislação, o caminhoneiro Cleomar Blanco se antecipou. “Faz uns 15 dias eu comecei a usar os faróis ligados para me adaptar antes da lei.” Com a experiência de rodar por diversas estradas do país, Blanco avalia positivamente a medida. “De longe já vai ser possível ver o farol e é bom para evitar acidentes.”

Colisões frontais lideram acidentes

Dos 607 acidentes fatais até maio, foram 223 por colisões frontais. Entre 2007 e 2013, no Vale do Taquari, esse tipo de acidente matou 230 pessoas, segundo os dados do Detran. O número equivale a 40% das mortes em trânsito da região no período. Em seguida, foram atropelamentos, que representam 21% dos óbitos no trânsito. Durante os seis anos, 650 pessoas morreram em acidentes no Vale.

Especialistas divergem

A mudança coloca em prática uma orientação de 1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre especialistas, a lei gera divergências. O engenheiro especialista em Segurança do Trânsito, Mauri Panitz, foi um dos críticos da proposta quando ela foi aprovada no Senado. Na avaliação do engenheiro, a lei terá pouca efetividade, pois a maioria dos acidentes seria consequência de imprudência dos condutores e não por problemas de visibilidade.

Ao contrário do engenheiro, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ronaldo Brito, avalia positivamente a mudança na lei. “É extremamente bem-vinda porque traz mais segurança. Com isso a visibilidade melhora durante o dia, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas.”

De acordo com o inspetor, o uso de faróis de neblina não será aceitos em substituição aos faróis baixos nas rodovias federais. Os motoristas podem utilizar os faróis de rodagem diurna (DRL).

Relembre

A obrigatoriedade do uso de faróis foi tema de duas reportagens do A Hora. Medida quer evitar colisões frontais.

Senado aprova lei que obriga o uso de faróis durante o dia

Uso de faróis será obrigatório em julho

Acompanhe
nossas
redes sociais