Com a justificativa de reduzir colisões frontais, motoristas devem, a partir de amanhã, manter os faróis ligados mesmo durante o dia. A medida já era obrigatória para motos. Quem descumprir a regra será multado em R$ 85 e perderá quatro pontos na carteira.
A proposta vem sendo bem aceita pelos motoristas, como o servidor público Eloir Miguel Hister. Habilitado para conduzir três tipos de veículos: moto, carro e caminhão, avalia de forma positiva a mudança. “Trará mais segurança e mais visibilidade. O pessoal vai conseguir enxergar bem mais.”
Hister garante já ter tido problemas para enxergar outros veículos na estrada. “Tem muitos carros e caminhões que não andam com os faróis acesos e fica difícil enxergar.”
A lei também é bem avaliada pela operadora de produção Franciele Candido da Silva. Motociclista, ela garante se sentir mais segura com a mudança. “Tem lugares que têm cerração, a gente não vê direito. É bom, consigo ver melhor e de longe os veículos.”
Para não ter problemas com a nova legislação, o caminhoneiro Cleomar Blanco se antecipou. “Faz uns 15 dias eu comecei a usar os faróis ligados para me adaptar antes da lei.” Com a experiência de rodar por diversas estradas do país, Blanco avalia positivamente a medida. “De longe já vai ser possível ver o farol e é bom para evitar acidentes.”
Colisões frontais lideram acidentes
Dos 607 acidentes fatais até maio, foram 223 por colisões frontais. Entre 2007 e 2013, no Vale do Taquari, esse tipo de acidente matou 230 pessoas, segundo os dados do Detran. O número equivale a 40% das mortes em trânsito da região no período. Em seguida, foram atropelamentos, que representam 21% dos óbitos no trânsito. Durante os seis anos, 650 pessoas morreram em acidentes no Vale.
Especialistas divergem
A mudança coloca em prática uma orientação de 1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre especialistas, a lei gera divergências. O engenheiro especialista em Segurança do Trânsito, Mauri Panitz, foi um dos críticos da proposta quando ela foi aprovada no Senado. Na avaliação do engenheiro, a lei terá pouca efetividade, pois a maioria dos acidentes seria consequência de imprudência dos condutores e não por problemas de visibilidade.
Ao contrário do engenheiro, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ronaldo Brito, avalia positivamente a mudança na lei. “É extremamente bem-vinda porque traz mais segurança. Com isso a visibilidade melhora durante o dia, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas.”
De acordo com o inspetor, o uso de faróis de neblina não será aceitos em substituição aos faróis baixos nas rodovias federais. Os motoristas podem utilizar os faróis de rodagem diurna (DRL).
Relembre
A obrigatoriedade do uso de faróis foi tema de duas reportagens do A Hora. Medida quer evitar colisões frontais.