Famílias ignoram ordem da Justiça

Teutônia

Famílias ignoram ordem da Justiça

Município tem dificuldade em convencer moradores a deixar área próxima da ferrovia

Famílias ignoram ordem da Justiça
Teutônia

A América Latina Logística (ALL) briga na Justiça para retirar moradores da faixa de domínio às margens da ferrovia que cruza a cidade. Desde julho do ano passado, sete famílias do bairro Canabarro, próximo ao Loteamento Oito, foram notificadas. Água e luz foram instaladas, garantindo os direitos constitucionais, mas a contrapartida em IPTU não chega aos cofres públicos.

A administração ofereceu moradias pelo financiamento coletivo no Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Foram construídas 180 unidades no residencial Morada do Sol, em Canabarro. Apenas uma família da área de risco foi beneficiada. As demais não atendiam os requisitos.

O Executivo ofertou terrenos aos fundos do Morada do Sol para solucionar o problema. Dos três moradores que aceitaram a proposta, apenas um reside em novo endereço. As áreas de terra foram cedidas com dois anos de carência e depois vendidas por parcelas de R$ 113 mensais.

Adriano Bento da Silva residiu às margens da ferrovia por dez anos e aproveitou a oportunidade de comprar um terreno. A casa de 63 metros quadrados demorou seis meses para ser concluída. Foram investidos R$ 4 mil em materiais. A maioria das madeiras da antiga moradia foi reaproveitada.

Silva foi o primeiro morador a deixar às margens da ferrovia e comemora a oportunidade. “Hoje estou à vontade. Se eu planto uma verdura, sei que é no meu terreno, lá eu não era dono. Muitos receberam a mesma chance, mas poucos aceitaram. Estou tranquilo e satisfeito em saber que pago algo que será da minha família.”

Apesar da distância, o autônomo não vê motivos para reclamar. Segundo ele, o importante é ensinar aos três filhos o caminho certo e que as oportunidades surgem poucas vezes, mas podem mudar muito a vida, diz.

Jair da Fontoura Oliveira está construindo casa de alvenaria desde o ano passado no terreno ofertado. A moradia é edificada com as economias da família e não tem prazo para conclusão.

Acompanhe
nossas
redes sociais