“A tolerância é uma virtude que torna a paz possível”. A frase do diplomata e ganhador do Nobel da Paz Kofi Annan é uma das mensagens expostas no Cartooning for Peace (Desenhando para a Paz). A exposição itinerante tem como intuito pensar sobre a liberdade de expressão e destacar o trabalho jornalístico dos cartunistas.
A mostra está na sala de exposições do Sesc Lajeado. Na abertura, o cartunista Rafael Sgarbi falou sobre a realidade vivida pelos profissionais no Vale do Taquari.
Conforme a gerente Betina Durayski, estão agendadas visitas de escolas do município e de Fazenda Vilanova. Para ela, o formato pedagógico e a possibilidade de debater vários temas são fatores que atraem os alunos. “É importante para que as crianças tenham uma percepção sobre as mais variadas manifestações artísticas.”
A mostra pode ser visitada no Sesc até o dia 30, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e no sábado, das 8h ao meio-dia. Interessados em agendar horário podem contatar pelo 3714-2266. Essa é uma parceria do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e Aliança Francesa.
Sobre o Cartooning for Peace
A iniciativa nasceu em 2006 após um encontro do cartunista francês Plantu com o então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. A intenção foi oferecer proteção e assistência jurídica aos chargistas que trabalham em países onde há censura.
O grupo se reuniu em 16 de outubro de 2006, na sede da ONU, com 12 renomados cartunistas internacionais para elaborar uma conferência. Hoje, o Cartooning for Peace expõe à imprensa cartoons feitos em diversas nacionalidades.
Projetada pelo artista Plantu e Jacques Terriere, a primeira exposição, feita na França, reuniu cerca de 200 projetos de 58 participantes. O Cartooning For Peace tem 15 temas, como liberdade de expressão, censura, racismo, igualdade das mulheres, direitos das crianças, meio ambiente e imigração.
Charges presentes na exposição
*Primeira página do Le Monde, da França, após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. As charges de Plantu são publicadas faz mais de 40 anos no jornal
*Charge do cartunista paquistanês Chapatte referente ao desperdício de água no mundo
*Mais uma charge sobre o atentado às torres gêmeas. Na imagem, o cartunista da Argélia, Dilem, mudou a tradicional camiseta I love NY