Trinta dias antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro iniciarem, o Vale do Taquari sente o clima da competição mundial com o revezamento da tocha olímpica. Depois de passar por Cruz Alta, a chama olímpica chega ao Vale do Taquari com um comboio formado por 20 veículos (carros e caminhões) e 66 agentes da Força Nacional.
Em Encantado, dez pessoas conduzem a tocha. O percurso passa pelas ruas Padre Anchieta, Duque de Caxias, Barão do Rio Branco, Coronel Sobral e Monsenhor Scalabrini até chegar à Praça da Bandeira. Segundo os coordenadores do revezamento no município, 1,5 mil pessoas têm a presença confirmada no evento. Elas são de toda a região alta do Vale do Taquari.
Em Lajeado, a tocha passa pela avenida Senador Alberto Pasqualini, Júlio de Castilhos, Saldanha Marinho, Benjamin Constant, Silva Jardim, Bento Gonçalves, Bento Rosa e Santos Filho até chegar ao Parque dos Dick. Ela será conduzida por 17 pessoas.
No local, ocorre programação artística e musical desde às 9h – mais de duas horas antes da chegada da chama olímpica.
Em paralelo à programação oficial, Cruzeiro do Sul programa o Caminho da Tocha. Cerca de mil pessoas acompanham a passagem do símbolo da paz pela RS-130 embaladas por apresentações musicais e danças.
Dos 27 condutores da tocha no Vale, 15 foram confirmados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos. Os demais não foram divulgados por questões de segurança.
Cuidados com o trânsito
Mudanças estão previstas nas ruas de Encantado durante o revezamento, inclusive com interrupção. No sentido bairro Santo Antão/Planalto ao centro, quem vem pela rua Júlio de Castilhos pode utilizar a rua Treze de Maio.
Pela rua João Sana, entrar na Vila Moça ou na rua Treze de Maio e utilizar a rua Sete Irmãos. Quem vem no sentido bairro Santa Clara ao centro pode utilizar a Padre Anchieta até a rua Bortolo Secchi, pegar a rua Bahia em direção à região do hospital. Em Lajeado, o estacionamento de veículos estará proibido das 6h às 11h45min nas ruas onde a tocha passa e no Parque dos Dick. Conforme a administração municipal, 35 fiscais de Trânsito e a Brigada Militar orientam a circulação de veículos.
Tocha no estado
Até o momento, o revezamento percorreu17 mil quilômetros em 192 cidades. Hoje, depois de passar pelo Vale, a tocha segue a Santa Cruz do Sul e Santa Maria.
As demais cidades que ainda sediarão o revezamento são: São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.
Conheça os condutores
Encantado
Anapaula Gotardi: a moradora e ex-secretária municipal de Encantado foi indicado pela Coca-Cola devido ao trabalho voluntário pelo Rotaract.
Bruno Gonçalves dos Santos: morador da capital gaúcha e funcionário da Vonpar foi indicado pela Coca-Cola.
Markus Hohn: indicado por parceiro Rio 2016.
Sandro Gonçalves do Nascimento: estudante de Relações Públicas da Unipampa foi selecionado pelo programa Roda da Tocha, da Nissan.
Antônio Martins dos Reis: o morador de Campo Bom começou a correr aos 59 anos. Hoje, com 72 anos, é recordista mundial na prova de 24 horas.
Fernando Torres de Souza: indicado por parceiro Rio 2016
Lajeado
Marcel Stürmer: patinador tetracampeão panamericano e campeão mundial.
Adilvo Battisti: professor de Educação Física que se dedica faz duas décadas a um projeto social no bairro São Cristóvão.
Caroline Fontana Trian: estudante do 9° ano da Escola Estadual Pedro Scherer selecionada em concurso literário.
Alessandro Willms Segalin: estudante do 9° ano da Escola Estadual Pedro Scherer escolhido em concurso literário.
Eduardo Guadagnin: o agricultor de Putinga foi selecionado pelo Conselho de Manejo Florestal por ser o primeiro profissional a obter o certificado FSC.
Daniel Sehn: professor de Educação Física reconhecido pelos projetos de atletismo na Escola Municipal São José de Conventos, em Lajeado, e em Fazenda Vilanova.
Júlio Cesar Coutinho Pereira: químico de Taquari escolhido pelo programa Isso é Ouro da Coca-Cola.
Jaqueline Weber: atleta de Teutônia que se destaca em âmbito nacional nas provas de 800 metros e 1,5 mil metros.
Vilma Cecconello: moradora de Caxias do Sul reconhecida pela participação em corridas e maratonas.